Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Notícias

70% das pessoas agradecem ao ChatGPT temendo a dominação global das IAs

A pesquisa contou com mais de 1.000 pessoas nos EUA e no Reino Unido, e mostra que cerca de 70% dos usuários de IA são educados ao interagir com chatbots.

“Venha comigo se quiser viver” é a famosa frase que Kyle Reese disse para Sarah Connor ao abater o T-800, uma inteligência artificial do filme “Exterminador do Futuro”. Contudo, nem todos acreditam que a salvação de uma dominação global das máquinas, como acontece no filme distópico, virá por um ser-humano. Há quem ache que o melhor caminho é fazer amizade com as IAs, e por isso sempre respondem o ChatGPT com educação.

Entre para o GRUPO GRATUITO DE WHATSAPP do BlockTrends e fique por dentro de tudo sobre Bitcoin.

Junto com a popularização dos chatbots como o ChatGPT da OpenAI surgiram piadas sobre um futuro onde organizações como a Skynet, do filme, assumam o controle sobre a humanidade. Apesar disso, pesquisa recente de dezembro de 2024 pela Future, editora do portal TechRadar, mostra que as piadas coexistem com preocupações reais.

A pesquisa contou com mais de 1.000 pessoas nos EUA e no Reino Unido, e mostra que cerca de 70% dos usuários de IA são educados ao interagir com chatbots.

Descubra as novas criptomoedas mais promissoras do mercado com o BlockTrends PRO! Receba +50 cursos, análises diárias, relatórios semanais, carteiras recomendadas, acesso a uma comunidade exclusiva e muito mais.

Nos EUA, 67% das pessoas relataram que são cortês com a IA, enquanto no Reino Unido esse número foi um pouco maior, atingindo 71%. Esses números refletem um crescimento na adoção da polidez, se comparados a uma pesquisa anterior realizada três meses antes.

Por que mostrar educação para IAs, e agradecer ao ChatGPT?

Embora a educação reine entre o ambiente digital, as razões que levam a esse comportamento são diversas. Nos EUA, entre os 67% de usuários que agradecem e pedem agem gentileza com a IA, 82% afirmaram que fazem isso por hábito, pois consideram “normal” dizer “por favor” e “obrigado”.

Portanto, independentemente de estarem falando com um humano ou um chatbot. No entanto, 18% admitiram que respondem com educação por medo das possíveis consequências de uma eventual revolta das máquinas.

No Reino Unido, os números são semelhantes: 83% dos usuários educados o fazem por convicção, enquanto 17% mantêm a cortesia por receio de uma possível “insurreição das máquinas”. Esse grupo acredita que é melhor prevenir do que remediar.

Se 70% dos usuários demonstram gentileza com a IA, isso significa que 30% não veem sentido na cortesia. Os principais motivos apontados por esse grupo são pragmáticos: dois terços disseram que querem que suas interações com a IA sejam rápidas e diretas. Enquanto um terço afirmou que simplesmente não acha necessário gastar educação com um software.

Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com

Notícias relacionadas