O vazamento da Nord Stream 2, detectado em 27 de setembro deste ano, foi recebido com declarações contundentes por parte de governantes na região, que acusaram o ocorrido de se tratar de uma sabotagem.
Agora, oficiais da polícia sueca concluíram que, assim como havia se especulado, a causa dos vazamentos foi de fato sabotagem.
Não há suspeitos do ocorrido, mas é certo que o estouro de parte da tubulação ocorreu após explosões na região do mar que banha a Suécia.
O caso é mais uma tensão envolvendo o conflito entre Rússia e Ucrânia, por onde passa o Nord Stream 1, o maior dos gasodutos que fornecem gás russo ao restante da Europa.
O corte no fornecimento é uma preocupação extra aos alemães, que veem a aproximação do inverno e o aumento no preço da energia.
Já a inflação ao consumidor, permanece em 10,9%, o que demonstra que os produtores não estão encontrando espaço para repassar os preços.
A recessão pode alterar toda a curva de recuperação da economia europeia pós pandemia, implicando em maior endividamento dos países em relação ao PIB, o que por sua vez aumentaria os riscos globais.
A Europa responde por ⅕ da economia global, além de ser um mercado importador de commodities.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com