Blockchain

Placas de vídeo usadas em mineração de cripto despencam de preço

Apesar de menos utilizadas em cripto, as placas de vídeo tem caído de preço na medida em que o custo de mineração deixa de ser atrativo.

Um estudo publicado pela Arcane Research na última semana apontou que os equipamentos especializados para mineração de cripto, como placas de vídeo, estão no menor preço desde janeiro de 2021.

Conhecidos como “ASICs”, os hardwares têm caído de preço em função do fechamento de operações de mineração, tendo em vista o menor preço do Bitcoin nos últimos meses.

Os equipamentos são parte fundamental do custo de capital das empresas, o “Capex”. Quando o custo de operação, conhecido como “Opex”, enfrenta resistências como as atuais, deixando de compensar, a opção mais válida para inúmeros mineradores é recuperar parte do investimento ao revender o equipamento.

Estimativas apontam que o custo médio de mineração do Bitcoin havia chegado em cerca de $28 mil, bastante acima dos atuais $21 mil.

Como aponta Cauê Oliveira, analista on-chain do BlockTrends, este evento levou a uma venda de Bitcoins antes entesourados, aumentando a oferta de Bitcoins no mercado.

Agora, o mesmo parece ocorrer com os equipamentos.

A despeito de a maior parte dos mineradores utilizar equipamentos especializados, o efeito também pode ser sentido no preço das placas de vídeo, comuns ao mundo dos games.

Uma GPU modelo GeForce RTX3080, da NVidia, por exemplo, viu seu preço ser reduzido de cerca de $1 mil para $650.

Isso implica em um prazo maior para que mineradores de criptomoedas como Ether possam recuperar seus investimentos.

O principal evento na alta de preços, a falta de chips, que afeta indústrias de eletrônicos em geral, ainda passa longe de ser resolvido, mas a crise na mineração de cripto já implica em uma queda média de 10% ao mês ao longo dos últimos 3 meses. 

Uma boa notícia para os gamers e um problema no mundo cripto, onde a mineração é parte fundamental do processo de segurança.

Notícias relacionadas

Quer aprender a investir em criptoativos na bolsa, de forma prática e inteligente? Nós preparamos um curso gratuito com o passo a passo. Clique aqui para acessar.