Artigo

Preços de placas de vídeo caem em até 70% com repressão chinesa à mineração


Por Hugo Montan
Junho 21, 2021

[post-views]

Com a crescente repressão à mineração exercida pelas autoridades chinesas, os preços de placas de vídeo da Nvidia e AMD chegaram a despencar cerca de 70% no mercado chinês. 

Nesta segunda-feira (21), o governo Chinês deu um importante passo para a sua política de restrição à mineração de bitcoin dando continuidade a sua política de restrição à mineração de bitcoin em todo seu território.Como já previsto pelos mineradores, as autoridades chinesas da província de Sichuan ordenaram o fechamento de 26 fazendas, conforme o divulgado nas redes sociais por um ex-minerador de bitcoin.

Não é de hoje que o governo Chinês juntamente com os seus respectivos órgãos tecem declarações sinalizando proibições e repressões ao uso e mineração de Bitcoin. Embora as diversas declarações atacando a criptomoeda, até 2021 o PCCh nunca havia tomado nenhuma ação drástica contra a mineração. 

Esse cenário mudou completamente neste mês, quando as autoridades passaram a realizar vistorias em fazendas e ordenar os seus respectivos fechamentos. Os fechamentos levaram a taxa de hash (poder de processamento disponível na rede) para o valor mais baixo dos últimos 6 meses.

Com o cerco fechando, a demanda por componentes de hardware no território Chinês caiu drasticamente. As placas da Nvidia de última geração, as RTX 3060, caíram de 13.499 yuans ($2.100) para cerca de 4.699 yuans ($730). 

A queda reflete um alívio nos preços de um mercado que foi altamente precificado nos últimos meses em virtude do ‘boom’ das criptomoedas. Os preços foram às alturas em todo o mundo, levando a Nvidia a limitar a taxa de hash inclusa nos chips gráficos de algumas placas para garantir estoque ao público gamer. 

No Brasil o fenômeno se atenuou ainda mais em virtude da crescente do dólar que atuou em conjunto ao aumento da demanda. Houve uma valorização gigantesca até em placas de baixo desempenho para a mineração, explicitando a escassez generalizada de produtos de hardware. 


Para se manter atualizado, siga a QR Capital no Instagram e no Twitter

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail