Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

PIB em alta e inflação em baixa prevê boletim Focus

Sentimento de melhora na economia brasileira persiste aponta o boletim Focus que reúne as principais expectativas do mercado.

O primeiro Boletim Focus após o primeiro turno das eleições de 2022 mostra que o otimismo segue com relação à economia.

O PIB deste ano teve uma leva alta em relação à última semana, saindo de 2,67% para 2,7%, enquanto a inflação caiu de 5,82% para 5,74% no ano.

Faça parte da Comunidade BLOCKTRENDS PRO e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, sinais e lives exclusivas.

A melhora nas expectativas tem sido consistente ao longo dos últimos meses, seja pela queda nos preços de produtos como combustíveis, ou pela melhora no nível de emprego.

O resultado primário do governo também surpreende mostrando estabilidade, mesmo com alta nos gastos no período pré-eleitoral. 

A expectativa agora é de que a inflação continue sob controle, permitindo uma queda nos juros já em 2023, período no qual o Banco Central americano, o FED, ainda prevê alta.

A elevação abrupta da Selic que saiu de 2% ao ano para 13,75% entre o início de 2021 e metade de 2022, antecipou um movimento global, tendo sido apontado por gestores como uma das responsáveis por impedir um derretimento ainda maior do Real em 2022.

No ano, a moeda brasileira é uma das poucas a se valorizar frente ao dólar, em um ano no qual a Libra, Euro e Iene perderam por volta de 20% do seu valor.

O DXY, índice que compara a força do dólar frente a uma cesta de moedas globais, apresenta o melhor resultado desde 2022.

Segundo estimativas feitas pelo Bacen em 2018, uma alta de 10% no dólar por levar a pelo menos 1% de inflação no Brasil. 

O resultado estável da moeda brasileira, em ano de eleição, é uma das explicações para a inflação brasileira seguir abaixo da americana em 2022.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas