Economia

O conselho de Buffett que rendeu um prejuízo de $1 trilhão para Bill Gates

Tido como um dos maiores exemplos de sucesso no mercado financeiro, Buffett foi responsável por causar um prejuízo trilionário para seu amigo, Bill Gates, impedindo-o de se tornar possivelmente o homem mais rico de toda a história.

Bill Gates e Warren Buffett são duas das figuras mais influentes do mercado financeiro global, responsáveis por gigantes contribuições tanto no setor tech, por parte de Gates, quanto no setor financeiro tradicional, por Buffett. 

A íntima relação dos dois empresários começou em 1991, quando eles se conheceram e de imediato, iniciaram uma longa e frutífera relação (em partes). 

Aficcionados por estudos e livros, os dois se encontram periodicamente ao longo desses 30 anos de forma ininterrupta, caracterizando a relação que, segundo Gates, foi responsável por lhe apresentar“o verdadeiro conceito de amizade”.

Em julho de 2019, em um dos gestos que demonstraram o nível de confiança sobre a amizade de ambos, Buffett doou $2,9 bilhões para a fundação Gates, que é focada em realizar trabalhos de caridade em diferentes ações. 

O que poucos sabem, é que entre os vários conselhos que eles trocaram, um em especial rendeu a Gates um prejuízo trilionário, isso mesmo, na casa do trilhão. 

O conselho em questão faz parte de um dos lemas mais pregados por Buffett, a diversificação. Amante de investimentos pulverizados, Buffett sempre defendeu arduamente técnicas de investimentos que minimizam o risco tomado, seguindo a famosa frase do “não coloque todos os seus ovos na mesma cesta”. 

Com base nisso, Buffett orientou em 1998, que Gates diversificasse seu patrimônio, vendendo a sua participação que na época chegou a ocupar 45% da companhia. A questão é, dada a visão atual, esse com certeza foi o maior erro de toda a carreira financeira do gênio por trás da Microsoft. 

 Atualmente, Bill Gates é o 4° homem mais rico do mundo com um patrimônio de $136 bilhões de acordo com o Bloomberg Billionaire Index, e a capitalização de mercado da Microsoft atualmente gira em torno de $2,54 trilhões. 

Isso significa, que caso Gates tivesse mantido sua participação inicial e não diversificado seu portfólio, ele teria uma fortuna total de $1,27 TRILHÕES atualmente, sendo possivelmente, o homem mais rico de toda história da humanidade


Veja também:

COM GASOLINA CUSTANDO R$3 O LITRO, ARGENTINA LIMITA COMPRA POR BRASILEIROS

ALGUÉM PAGOU R$20 MILHÕES POR UMA FOTO DIGITAL DE UMA PESSOA SE OLHANDO NO ESPELHO

Quer aprender a investir em criptoativos na bolsa, de forma prática e inteligente? Nós preparamos um curso gratuito com o passo a passo. Clique aqui para acessar.
Como era o Brasil no ano da conquista do penta Como Elon Musk transformou $28 mil em $330 bilhões Binance fecha acordo com Cristiano Ronaldo para promover NFTs O quanto a gasolina aumentou em cada governo Engenheiro da Google diz ter criado uma robô com alma