Blockchain

Lightning Network, o “Pix” do Bitcoin, vai de 0 a 80 milhões de usuários em 6 meses

Com a integração da Lightning Network por um dos principais aplicativos de pagamentos digitais e adoção de um país que tornou o bitcoin como moeda de curso legal, novo relatório mostra crescimento exponencial da rede.

Em um recente relatório de pesquisa produzido pela Arcane Research em parceria com a OpenNode, trouxe em seu 2ª relatório novidades bastante animadoras sobre o que está acontecendo no ecossistema da Lightning network detalhando o crescimento da rede, adoção, platô e outros pontos.

A Arcane reconhece que apesar jovem e uma infraestrutura tecnológica ainda em desenvolvimento, o uso da LN aumentou de forma surpreendente em 2021, continuando seu crescimento exponencial em 2022.

Com a ajuda de empresas e projetos do setor fornecendo dados de transações reais, necessários para estimar o uso global da Lightning, o relatório observou que a adoção da LN está aumentando rapidamente apresentando um crescimento exponencial.

O ecossistema da rede cresceu de forma significativa em termos de negócios; empresas e serviços das mais diversas áreas vem tornando a LN bastante robusta e toda base da infraestrutura do setor de micro pagamento instantâneos vem se tornando cada vez mais acessível para vários usuários.   

Uma grande disponibilidade para os usuários: 80 milhões de usuários obtiveram acesso aos pagamentos da Lighting

De acordo com a Arcane, o maior acesso à rede Lightning se deu graças a integração da pelo famoso aplicativo de pagamentos digitais o Cash App e a adoção por parte do país El Salvador através da carteira Chivo.

A pesquisa estima que com a integração pelo Cash App e adoção de El Salvador a LN, o número de usuários que poderão ter acesso a rede chegue a 80 milhões de pessoas, sendo que os usuários com acesso aos pagamentos via LN não são os mesmos usuários ativos.

No entanto, com mais usuários sendo atingido pela rede devido as vantagens que a LN propicia, aumenta a probabilidade de uso mais generalizado como vem demonstrando os dados.

A adoção e capacidade de redes cresce de forma exponencial

A massiva adoção impulsionou o crescimento dos números de canais e capacidade de bitcoins na rede; nodes LN continuam também a aumentar à medida que novos usuários participam da rede. Estatísticas bem interessantes podem ser observadas através do volume e quantidade de transações.

O relatório também a ponta que por mais que dados públicos da rede LN indiquem para qual direção a adoção da rede está se movendo, não dar para se ter a real dimensão do todo por conta dos canais privados e nodes invisíveis.

A BitMEX Research estimou que 27,8% de todos os canais Lightning eram privados em janeiro de 2020. A Arcane em conversas com especialistas do setor pode perceber que a participação de canais privados na LN pode ser ainda maior agora em 2022, sendo assim a rede LN pode ser muito maior do que pensamos.

Os principais tipos de transações que representam a maior parte o volume de pagamentos

O relatório constatou três tipos de transações que representam a maior parte do volume de pagamentos, sendo 48% são pagamentos privados, 32% são depósitos e saques, 19% são pagamentos a comerciantes e utilização em cartões-presente.

Os interessantes 1% de “outros tipos” são transações menores provenientes de micro recompensas obtidas em serviços de jogos online que pagam os usuários em satoshis pela LN, como games produzidos por estúdios como THNDR, Zebedee, Satoshi`s Games.

O futuro da Lightning

Embora o relatório da Arcane demonstre que a LN está crescendo rapidamente, há muito a ser feito e conquistado para que se chegue no mesmo patamar que a Visa.

Várias empresas estão considerando implementar LN em suas plataformas, foi anunciado recentemente na conferência Bitcoin Miami 2022 a integração da LN pela Robinhood e BitPay.

Várias exchanges de criptomoedas famosas como Bitfinex, Okcoin, Kraken e OKEx dentre outras já integraram a LN buscando ampliar a usabilidade de suas plataformas. As baixas taxas da rede são a principal motivação para a maioria desses exchanges implementarem a LN..

E um grande trunfo para Lightning foi o anúncio por Jack Mallers CEO da Strike, famoso aplicativo de pagamentos construído na LN, onde na Bitcoin Miami 2022 foi anunciado grandes parcerias com empresas como Shopify do ramo de e-comerce; com a NCR maior provedora de máquinas POS do mundo e a rede Blackhawk empresa de vale-presente e pagamentos.

Toda essa jogada da Strike permite que os usuários paguem em satoshis via LN e os comerciantes optem por receber em USD, sem a necessidade de passar pelos processadores de cartões de credito como Visa ou Master Card, toda essa vantagem elimina intermediários do processo de pagamentos fazendo com que o bitcoin se torne acessível para todos.

O relatório da Arcane também cita que há um grande movimento para promover rodadas de financiamentos em empresas que trabalham no ecossistema Lightning, e tudo isso demonstra a confiabilidade que toda a rede vem ganhando e os benefícios de longo prazo que podem trazer aos investidores e usuários.

Empresas como a própria OpenNode levantou $20 milhões de dólares em uma roda de financimento, a Lightning Labs arrecadou $70 milhões de dólares para seu novo projeto LN, um protocolo chamado Taro focado em construir ativos como stablecoin na rede assim ampliando as aplicações da LN.

A Lightning Network pode ajudar a resolver problemas na vida de bilhões de pessoas; proporcionando benefícios como: redução de taxas sobre pagamentos e remessas que são serviços caros e burocráticos, bancarização de muitas pessoas acelerando a inclusão financeira e soberania monetária aos indivíduos.

Notícias relacionadas

Quer aprender a investir em criptoativos na bolsa, de forma prática e inteligente? Nós preparamos um curso gratuito com o passo a passo. Clique aqui para acessar.