Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

A tecnologia que vai fazer você usar Bitcoin sem saber

Sendo uma solução escalável do Bitcoin, a Lightning Network pode se tornar centro de um integração da economia real com o ativo digital.

Direto da Bitcoin Conference 2022, evento que reúne figuras influentes do mundo cripto em Miami, a investidora e CEO da Ark Invest, Cathie Wood declarou que espera uma explosão de desenvolvedores focados na tecnologia Lightning Network, uma rede alternativa que funciona em paralelo com a rede do Bitcoin.

A opinião de Wood também emana para diversos outros executivos do mercado, como Michael Saylor, CEO da MicroStrategy, e Jack Dorsey, fundador do Twitter e atual CEO da Block.

Dorsey, que deixou o comando do Twitter no ano passado, tem se voltado para o desenvolvimento de ferramentas atreladas ao Bitcoin com a Block. possíve

Tal intenção, já tem se materializado em avanços de infraestrutura em empresas pertencentes a Block, como o CashApp, que anunciou a integração de transações em Bitcoin pela Lightning Network em seus serviços.

A causa em si de toda a expectativa por trás da rede é o potencial de integração de uma gama gigantesca de transações e aplicações na rede do Bitcoin, que historicamente é questionada sobre sua escalabilidade.

Ao contrário de outras criptomoedas lançadas nos últimos anos com protocolos de validação alternativos, o Bitcoin por si só possui uma rede relativamente ‘’lenta’’, com blocos de transações que demoram cerca de 10 minutos para serem validados.

A desvantagem em relação a outras redes tem sua compensação, a descentralização.


O Proof-Of-Work, protocolo utilizado pela rede do Bitcoin, distribui o poder de validação de forma uniforme para todos os mineradores da rede, enquanto outras redes concentram o poder de validação a determinados endereços ou a detentores de grandes quantidades do token nativo.

Essa diferença estrutural coloca altcoins na frente da fila quando a característica em questão é a rapidez e a sustentação de grande quantidades de transações.

A Lightning Network foi criada para resolver esse exato problema, atuando como uma Layer 2 para a criptomoeda. 

Em dados, enquanto a blockchain do Bitcoin pode lidar com cerca de 7 transações por segundo, é possível lidar com até 1 milhão de transações por segundo dentro de um canal da Lightning Network.

Com transações baratas e extremamente velozes, o problema da escalabilidade é resolvido e permite uma ponte de acesso da economia real com o único ativo verdadeiramente descentralizado do mundo das criptomoedas, o Bitcoin.

Ao criar um canal na Lightning Network, dois endereços vinculados à rede do Bitcoin podem transferir de forma ilimitada fundos entre si sem a necessidade de informar os validadores da rede do Bitcoin em si (fato que tornaria as transações mais demoradas e custosas).

Após realizar as transações, o canal é fechado e as transações são consolidadas e enviadas para a rede principal do Bitcoin, sendo condensadas e evitando o spam de pequenas transações na rede do Bitcoin.

Essa funcionalidade rompe a barreira entre a economia real e a rede do Bitcoin, tornando extremamente fácil se comunicar diretamente com a rede e realizar transações rápidas.

Dessa forma, pequenas operações financeiras que vão desde empréstimos a compras pequenas podem ser registrados na blockchain e automatizados por meio de contratos inteligentes, integrando atividades do cotidiano com o Bitcoin.

Clique aqui e inscreva-se agora em nosso canal do YouTube e fique por dentro das últimas novidades em cripto.

Notícias relacionadas



Warren Buffett sorteia Bitcoin no TikTok, mas óbvio que é golpe com DeepFake Brasil quer cobrar direito autoral da Amazon pelo uso do nome Há 10 anos, um universitário recebeu 22 Bitcoins após viralizar na TV Golpistas usam deepfake do Elon Musk para pedir doações em cripto; e conseguiram US$165 mil MPSC Bloqueia R$27,4 Milhões de Empresa Suspeita de Pirâmide Financeira