Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Gírias para saber ao investir em criptomoedas; conheça seus significados

Ao entender as gírias usadas, um novo investidor pode buscar uma maior conexão com a comunidade em torno da tecnologia, e ficar alerta sobre riscos.

O mercado de criptomoedas pode ser muitas vezes um ambiente hostil para quem não conhece. Portanto, os novos entrantes neste mercado, ao buscar investir em criptomoedas, e pesquisar sobre novidades, muitas vezes encontram termos e gírias nunca ouvidos antes.

Contudo, conhecer o significado de cada uma delas é de extrema importância. Desse modo, ao buscar uma maior conexão com a comunidade em torno da tecnologia, o investidor de criptomoeda pode ficar alerta sobre riscos. Além disso, se proteger contra sentimentos de perdas e possíveis escândalos eminentes. Confira:

Faça parte da Comunidade BLOCKTRENDS PRO e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, sinais e lives exclusivas.

FOMO

FOMO é uma das mais utilizadas, e importantes para que os investidores saibam o que significa. Desse modo, a expressão “FOMO” é um acrônimo para “Fear Of Missing Out”, que traduzido para o português significa “Medo de Ficar de Fora”.

As pessoas utilizam amplamente o termo para descrever a ansiedade que sentem ao acreditar que estão perdendo uma experiência gratificante que outros estão tendo. Ademais, no contexto de investimentos, especialmente em criptomoedas, as pessoas frequentemente usam o termo FOMO para descrever o sentimento de urgência em comprar um ativo quando seu preço está subindo rapidamente.

O termo “FOMO” foi cunhado por Patrick J. McGinnis durante seus estudos na Harvard Business School em 2004. Ele usou a expressão em um artigo para o jornal da escola para descrever a tendência de seus colegas de tentarem participar de todos os eventos possíveis, temendo perder algo.

Além disso, o uso recorrente das redes sociais popularizou a expressão, e mais recentemente, a comunidade de investimentos e criptomoedas a adotou para descrever o medo de perder oportunidades financeiras. É importante ressaltar que as pessoas muitas vezes geram propositalmente o FOMO, e se não avaliarem e repensarem essa emoção, podem sofrer prejuízos financeiros decorrentes de péssimas decisões.

FUD

Já o FUD é a abreviação de “Fear, Uncertainty and Doubt”, ou em português, “Medo, Incerteza e Dúvida”. Nesse sentido, as pessoas usam a expressão para se referir a estratégias de desinformação ou manipulação. Essas estratégias buscam influenciar a percepção das pessoas, fazendo-as acreditar que algo é mais arriscado ou menos valioso do que realmente é. No universo das criptomoedas, o FUD pode ser disseminado para reduzir a confiança em um criptoativo específico.

Na década de 1970, a IBM originalmente criou o termo “FUD” para descrever sua estratégia de marketing, que buscava criar incerteza e dúvida na mente de seus clientes sobre os produtos de seus concorrentes. Ademais, posteriormente, a comunidade de tecnologia adotou o termo para descrever táticas similares e, finalmente, a comunidade de criptomoedas também o utilizou para se referir à disseminação intencional de desinformação, com o propósito de desestabilizar ou manipular o valor de uma criptomoeda.

WAGMI/NGMI

WAGMI é um acrônimo para “We’re All Going To Make It”, ou em português “Todos nós vamos conseguir”. Nesse sentido, essa frase se tornou popular em fóruns de discussão de criptomoedas e significa uma expressão de otimismo coletivo em relação ao futuro do mercado de criptomoedas e aos ganhos financeiros potenciais.

Já NGMI é o oposto de WAGMI e significa “Not Going To Make It”, ou “Não Vamos Conseguir”. Portanto, as pessoas geralmente usam para expressar pessimismo ou dúvida sobre a possibilidade de sucesso financeiro, especialmente no mercado de criptomoedas.

SAFU

A gíria “SAFU” surgiu como forma de satirizar o termo “Safe”, que significa “seguro” em inglês. A origem específica remonta a um vídeo viral no YouTube intitulado “Funds are safu”, que foi publicado em resposta a um incidente ocorrido na Binance, a maior corretora de criptomoedas do mundo em volume de negociação.

Em julho de 2018, os usuários da Binance começaram a relatar irregularidades com suas contas, incluindo negociações e transferências não autorizadas. Isso causou pânico na comunidade de criptomoedas. Em resposta a isso, Changpeng Zhao, CEO da Binance, twittou que “todos os fundos estão seguros” para tranquilizar os usuários.

Um usuário do YouTube conhecido como “Bizonacci” fez um vídeo usando a frase do tweet de Changpeng Zhao, mas alterou a palavra “Safe” para “Safu”. O vídeo era uma paródia e rapidamente se tornou viral.

Desde então, “Funds are SAFU” se tornou uma expressão usada na comunidade de criptomoedas para indicar que os fundos estão seguros, particularmente em situações de potencial pânico ou incerteza.

OG/GM/GN

O termo OG remete a Original Gangster. A comunidade amplamente utiliza o termo em fóruns de discussões para identificar um usuário que já é antigo no mercado. Os OG são vistos como sábios pela comunidade e, ocasionalmente, as pessoas respeitam suas decisões de investimento ou opiniões.

GM é um acrônimo para “Good Morning”, ou “Bom dia”. Da mesma forma, GN significa “Good Night”, ou “Boa Noite”. A comunidade de criptomoedas utiliza ambos os termos como forma de cumprimento e saudação.

Degen

Degen é uma abreviação de Degenerate, ou em portugûes “Degenerado”. Portanto, o termo é utilizado para referir-se a um investidor agressivo de criptomoedas. Ou ainda, um membro bastante ativo dentro da comunidade. Os Degens constantemente estão buscando a próxima criptomoeda que irá explodir, ou nova oportunidade de investimento. 

Shilling/Shitcoin

Shilling faz referência ao ato de falar bem sobre uma criptomoeda. Desse modo, geralmente, as pessoas atrelam o termo a um influenciador que promove um criptoativo em suas redes sociais. Um criptoativo que não possui um valor intrínseco. Além disso, o termo shitcoin está atrelado a uma criptomoeda que valoriza, ou promete valorizar, somente por meio de shilling, FOMO e marketing viral.

Rugpull

“Rugpull” é um termo usado para descrever uma forma de golpe onde os desenvolvedores de um projeto de criptomoeda abandonam o projeto e fogem com os fundos dos investidores. O termo “rugpull” (que literalmente significa “puxar o tapete”) é uma metáfora para a ação dos desenvolvedores que retiram suporte, liquidez ou credibilidade de um projeto, levando a um crash repentino no valor do ativo, assim como uma pessoa cairia se o tapete fosse puxado de debaixo de seus pés.

DYOR

“DYOR” é um acrônimo para a frase em inglês “Do Your Own Research”, que em português pode ser traduzido como “Faça Sua Própria Pesquisa”. As pessoas comumente usam essa expressão em várias comunidades online, especialmente naquelas focadas em investimentos, finanças e, em particular, criptomoedas.

Além disso, o uso de DYOR é um lembrete para os investidores de que eles devem realizar suas próprias investigações e análises antes de tomar decisões de investimento, em vez de confiar unicamente nas opiniões e conselhos de outros. Isso pode envolver a análise de dados financeiros, a leitura de whitepapers, a compreensão do uso e do potencial de um projeto e a avaliação dos riscos envolvidos.

A prática do DYOR visa ajudar os investidores a protegerem-se contra más decisões de investimento e possíveis perdas financeiras.

All My Apes Are Gone

Um entusiasta do Bored Ape Yacht Club enviou um tweet intitulado “All My Apes Gone”, anunciando que ele havia sido hackeado e que seus NFTs de macaco foram roubados no final de 2021. A frase de efeito “All My Apes Gone” se tornou uma piada no Twitter. Além disso, os usuários agora utilizam a frase em situações em que desejam informar sobre um hack.

criptomoedas gírias
(Imagem: Internet)

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas