Arthur Hayes, ex-líder da BitMEX, sustenta que o Bitcoin, por sua natureza digital, resistência à censura e limitação de oferta, é a moeda perfeita para um futuro dominado pelas IAs. Algo que poder fazer o preço do BTC chegar a US$760k.
Hayes imagina um futuro onde a IA e a robótica assumirão tarefas menos desejáveis, liberando os humanos para se dedicarem mais às suas paixões. Isso poderia desencadear uma nova era de arte e cultura. Ele também reconhece o desafio de a IA ultrapassar as habilidades humanas. Entretanto, acredita que os avanços recentes na capacidade de processamento indicam que estamos à beira de uma transformação significativa.
Em seu mais recente artigo, Hayes argumenta que a descentralização do Bitcoin e o controle que os usuários têm sobre seus ativos são compatíveis com as características prováveis das futuras economias baseadas em IA.
Ele afirma que o valor do Bitcoin, que está intrinsecamente ligado ao custo da eletricidade através da mineração. Assim, o “alimento da IA”, como Hayes descreve – oferece uma reserva de valor eficiente e previsível para os sistemas de IA.
Hayes também ressalta que a escassez comprovada do Bitcoin e a resistência à censura dão às tecnologias de IA uma vantagem sobre outras moedas.
A oferta de ouro e moedas fiduciárias pode variar, enquanto a oferta de Bitcoin tem um limite criptográfico. Isso resulta em uma base financeira estável para esses sistemas, que não está sujeita a manipulação.
A combinação lucrativa entre IA e Bitcoin
Hayes afirma que, se a economia de IA adotar o Bitcoin, a necessidade de escapar da inflação no sistema financeiro fiduciário e o anseio de fazer parte da próxima etapa da evolução humana e computacional poderiam fazer os investidores superestimar o crescimento do Bitcoin. Desse modo, isso poderia impulsionar o valor da rede Bitcoin a alturas estratosféricas.
Hayes projeta que, até 2025 ou 2026, a economia de IA poderia representar entre 5% e 50% do PIB global, o que poderia impulsionar o valor do Bitcoin para até $760.000 por moeda. Embora o futuro da IA e do Bitcoin ainda seja incerto, Hayes planeja “pegar carona no trem do hype e lucrar”.
Embora essas sejam mais especulações do que previsões concretas, as reflexões e hipóteses de Hayes nos oferecem uma visão de possíveis cenários futuros. Sua análise da relação entre IA e Bitcoin nos convida a ponderar sobre as sinergias dessas duas tecnologias revolucionárias e sua possível evolução.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com