Desde 2019 por meio da instrução normativa 1888, a Receita Federal brasileira tornou obrigatório que empresas declarem posses em criptoativos.
Em 2022, apesar da queda no valor de mercado, o número de empresas que possuem cripto em suas declarações patrimoniais subiu exponencialmente.
Em janeiro de 2022, cerca de 9,5 mil empresas possuíam cripto. Em novembro, a Receita Federal apontou que ao menos 45,1 mil empresas possuíam algum investimento em criptoativos, representando uma alta de 300% no ano.
O valor declarado pelas empresas equivale a cerca de R$10,9 bilhões, ou o mesmo que 118 mil Bitcoins no preço de hoje. Trata-se de um valor similar aquele detido pela Microstrategy, a empresa de softwares para negócios que se tornou pioneira em adicionar Bitcoin as suas reservas de capital em agosto de 2020.
A empresa, comandada por Michael Saylor, chegou a vender bitcoins apenas uma vez, para realizar prejuízos e reduzir os impostos pagos no ano de 2022. Logo na sequência a companhia comprou os bitcoins novamente, atualizando seu valor contábil.
A Microstrategy possui 132,5 mil Bitcoins a um preço médio de US$30,7 mil.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com