Economia

Conheça o banqueiro que criou uma gestora de $7 trilhões combatendo o lucro

Fundador da Vanguard, segunda maior gestora do mundo com mais de US $7,5 trilhões em ativos sob gestão, John Bogle foi uma figura um tanto quanto singular mercado financeiro mundial, e aqui está o porquê.

Fundada por John C. Bogle em 1975, a Vanguard Group atualmente é a segunda maior gestora do mundo, e se popularizou por uma estrutura um tanto quanto diferente no mundo dos negócios.  

Seguindo suas próprias virtudes, Bogle criou uma estrutura de investimentos totalmente inovadora diante o mercado da época. A gestora de recursos, tinha uma nova estrutura de propriedades na qual os acionistas de fundos mútuos se tornavam proprietários de parte dos fundos em que investiram. 

Com isso, os próprios fundos detêm a empresa de investimento, tornando os investidores do fundo proprietários indiretos da própria empresa, o que leva à incorporação dos lucros do fundo à sua estrutura operacional, reduzindo os custos de investimento para os investidores dos fundos.

Ou seja, a Vanguard não é uma empresa sem fins lucrativo, é na verdade uma empresa quase mútua; os fundos do Vanguard possuem o Vanguard na proporção de seus ativos líquidos. Isso significa, que qualquer lucro do Vanguard é, na verdade, apenas devolvido aos fundos.

A partir disso, os custos referentes a taxas de administração diminuem proporcionalmente com o aumento do fundo, atraindo cada vez mais investidores. Para dados de comparação, em 1975 o índice de despesas médias para fundos da empresa era de 0,89%, hoje em 2021, ele é de 0,09%.

Com essa didática de investimentos extremamente vantajosa do ponto de vista da clientela, Bogle disseminou novas teses de investimento, inclusive criando uma nova classe de ativos que foi disseminada no mundo inteiro, os ETFs. 

Defendido por diversos investidores qualificados como Warren Buffet, os ETFs se baseiam em fundos de investimentos que variam de acordo com índices, que podem ser relacionados ao desempenho de ações de determinada categoria até um ativo único, como o ouro. 

Bogle foi responsável por criar o primeiro ETF do mundo, o Vanguard 500, fundo que acompanha os retornos do S&P 500. Ele afirma que geralmente é impossível para fundos gerenciados ativamente superar os fundos gerenciados passivamente, enquanto fundos gerenciados ativamente cobram taxas mais altas que corroem os lucros a longo prazo. 


Você pode curtir também ler estes textos aqui:

DEPOIS DO BRASIL, EUA COGITA ETF DE BITCOIN. E O PREÇO EXPLODE

COM LUCRO DE R$76 MILHÕES, NUBANK QUER ESTREAR NA BOLSA VALENDO R$500 BILHÕES

Quer aprender a investir em criptoativos na bolsa, de forma prática e inteligente? Nós preparamos um curso gratuito com o passo a passo. Clique aqui para acessar.