Blockchain

Como o Spiderman pode finalmente criar algo útil usando NFTs

Maior franquia individual de heróis do cinema, Spiderman deve consolidar uma nova mania: os colecionáveis em NFTs.

Com uma explosão em vendas ao longo de 2021, o mercado de tokens não minerado (NFTs), se tornou uma sigla comum, responsável por movimentar $17 bilhões anuais.

Entre fotos de macacos com óculos escuros e outras manias, o mercado ainda sofre um ceticismo natural. É praticamente impossível falar em NFTs hoje sem que algum entendido de finanças da internet prontamente responda: lavagem de dinheiro! Como quem da uma aula aos incautos do mercado.

Ainda assim, aplicações úteis para a tecnologia têm sido testadas. 

Para o Morgan Stanley, as NFTs serão parte relevante do Metaverso, servindo de certificados digitais para arte com um potencial de girar $56 bilhões anuais. 

Muito mais antigo do que este conceito, o mercado de “colecionáveis” segue vivo há mais de 1 século, com cartões de baseball, basquete ou revistas em quadrinho movimentando $12 bilhões por ano.

Agora, quem deve embarcar na onda é justamente a franquia mais rentável dos super-heróis (Sorry Batman), o amigo da vizinhança, Peter Parker.

Como uma maneira de estimular compras antecipadas para o aguardado “Homem-Aranha – Sem volta pra casa”, a cadeia de cinemas AMC e a produtora Sony, prevêem lançar ao menos 100 Cards em NFTs, que serão entregues a pelo menos 86 mil pessoas que compraram o ingresso antecipadamente.

Os cards digitais devem se tornar daqui pra frente uma maneira nova de entregar conteúdo aos fãs, além de um prêmio pelo seu engajamento.

Mesmo clássicos como Pulp Fiction também entraram na onda, com Quentin Tarantino anunciando que pretende lançar NFTs com partes do roteiro.

Outro filme que marcou época, Matrix, também entrou na onda, gerando inclusive problemas de instabilidade na plataforma com a alta demanda.

De fato, a NBA já ficou bandeira no mercado com um faturamento de $620 milhões em vendas de cards digitais, além de lances dos jogos. A entrada de Hollywood no jogo, porém, tem um potencial muito maior de escalonar a usabilidade.

Ainda que não seja a indústria mais rentável do entretenimento, Hollywood tem pautado a cultura pop e difundido ideias em uma escala muito maior do que a centibilionária indústria de jogos.

As NFTs de Homem-Aranha devem ser distribuídas no dia 22 de dezembro, iniciando uma nova fase no mercado, com colecionáveis públicos se tornando uma tendência plausível nos próximos anos. 

A chave, claro, está no expressivo aumento de pessoas familiarizadas com a tecnologia, algo que a franquia mais rentável da história do cinema certamente tem bastante a contribuir.

Estimativas dão conta de que o mercado de Cripto no mundo tenha saído de cerca de 100 milhões de usuários para 221 milhões ao longo de 2021. 

Quer aprender a investir em criptoativos na bolsa, de forma prática e inteligente? Nós preparamos um curso gratuito com o passo a passo. Clique aqui para acessar.
7 famosos que investem em NFTs Entenda a questão envolvendo Rússia e Ucrânia 5 vezes que disseram que o Bitcoin morreu Conheça as 6 moedas que permanecem no Top 20 das maiores criptos desde 2017 Em um mês Nubank perde um terço do valor de mercado