Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

Brasil é o 3º país mais caro para se comprar hardware

Mesmo com a queda do dólar, o Brasil continua sendo um dos lugares mais caros do mundo para se adquirir produtos de tecnologia.

Mesmo com uma queda média de 30% nas cotações de produtos de tecnologia no mercado global, o Brasil continua com um dos maiores custos base para se adquirir produtos tech no mundo.

De acordo com o ranking elaborado pela Grover, startup alemã da área de tecnologia, o Brasil é o terceiro país mais caro do mundo para se adquirir hardware, ficando atrás de Nigéria e Argentina, que completam o pódio.

Brasileiros que desejam comprar desde placas gráficas até processadores enfrentam em média um desvio de preço de 37,8% em relação à cotação, enquanto argentinos chegam a pagar 67,3% a mais.


A métrica foi formulada a partir da comparação de preços dos aparelhos mais populares em 50 países, tanto em lojas online quanto em lojas físicas. Entre os produtos que Grover comparou estavam iPhones, consoles PlayStation 5 e placas gráficas.

No ranking selecionado dos iPhones, o Brasil é o segundo país com o maior desvio, de 60,3%, enquanto a Argentina lidera com uma larga vantagem de 161%.

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

Preços de placas de vídeo já dispararam em até 90% no Brasil em 2021


Para o público aficionado por computação e jogos, o aumento de preços nos produtos não é novidade nenhuma, desde o ano passado os produtos estão apresentando um aumento sinuoso devido a diferentes fatores.

Como estes produtos são em maioria importados ou relacionados a materiais cotados internacionalmente, a sensibilidade perante as variações do dólar são muito mais visíveis do que em produtos domésticos, e esse é exatamente o caso de componentes de hardware como placas de vídeos.

Além do aumento do dólar, outros dois eventos tem influenciado diretamente a disparada nos preços, a crise dos microchips e o colapso logístico global. A escassez dos microchips ocasionada pela paralisação das atividades na pandemia vem afetando todo mercado eletrônico global, causando grandes prejuízos para as corporações. Há poucas semanas, a Apple perdeu o posto de empresa mais valiosa do mundo após reportar um prejuízo bilionário em seu balanço devido a falta dos componentes.

Clique aqui para ler o restante da matéria.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Pela primeira vez em 15 anos, todos bilionários com menos de 30 anos são herdeiros. E isso é ótimo para o Bitcoin Alguém lembrou de 50 centavos em BTC guardados em 2010. Agora valem US$3,3 milhões Por que o Bitcoin está caindo tanto nesta sexta-feira (12) Quanto valem as criptomoedas de Times Brasileiros Golpe faz investidores perderem R$1,3 milhão em 2 minutos em criptomoeda