O clássico da capital paulista disputado nesta quinta-feira (17) às 20:30 deve se tornar o primeiro da história do futebol a ter gols transformados em NFTs.
Os gols em formato de vídeos estarão disponíveis na plataforma da Binance tão logo aconteçam na partida.
O projeto é inspirado no NBA Shots, a plataforma de NFTs da liga de basquete americana que faturou $631 milhões em 2021 vendendo lances de partidas.
Ao comprar as NFTs, os torcedores terão o registro digital dos gols de seu time, usando um atestado de propriedade digital.
As NFTs se consolidaram no último ano entre diversos setores do entretenimento, incluindo o mundo da moda, cinema, jogos e esportes.
A estimativa é de que as NFTs tenham gerado $40 bilhões em vendas apenas em 2021, se tornando um mercado relevante dentro dos colecionáveis, um setor que gira ao menos $530 bilhões anualmente no mundo e inclui ainda obras de arte, vinhos, imóveis, carros e mesmo figurinhas, essas últimas, na versão física, sendo responsáveis por $13 bilhões anuais.
Com as NFTs. a expectativa é de que os cartões colecionáveis, físicos e digitais, atinjam $97 bilhões em vendas em 2027.
A corretora Binance é patrocinadora do campeonato paulista deste ano, o torneio onde deve ocorrer o jogo entre Corinthians e Palmeiras.
O que são NFTs?
A sigla NFT é referente ao termo “Non-Fungible Token”, que significa “Token não fungível”, ou seja, são tokens impossíveis de serem copiados. Tokens são como criptomoedas que são abrigadas em blockchains externas, como a do Ethereum, portanto, um NFT é basicamente um item digital facilmente negociável que representa determinada imagem, uma espécie de selo de autenticidade digital.
A maioria dos NFTs são abrigados na blockchain do Ethereum, sendo comercializados via plataformas DeFi. O setor apresentou um gigantesco crescimento nos últimos meses, com o mercado de NFT OpenSea ultrapassando US $1 bilhão em volume de negociação mensal.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com