Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp

A Rússia de Vladimir Putin está a um passo de usar a maior arma geopolítica do século contra os EUA. Os legisladores russos vão votar hoje em uma lei que pode viabilizar um dos ataques ao coração dos EUA, e prejudicar a maior potência do mundo.

A principal vítima do ataque será o dólar, e a arma o Bitcoin. Isso porque, em um mundo onde o capitalismo é o sistema predominante, um ataque à moeda soberana é uma estratégia precisa, e o Bitcoin é o único capaz de realmente ferir o dólar.

Faça parte da Comunidade Exclusiva PRO do BlockTrends.APP e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, carteiras recomendadas e lives.

Nesse sentido, a Rússia está prestes a legalizar criptomoedas para transações internacionais. Desde o início da guerra na Ucrânia, em janeiro de 2022, a economia do país tem enfrentado dificuldades com transferências internacionais.

Por sua vez, o Bitcoin é uma ferramenta, que queira ou não, serve como arma em guerras geopolíticas, e Vladimir Putin está bem ciente disso assim como Trump nos EUA. O candidato a presidência dos EUA, Donald Trump, já afirmou por diversas vezes que quer minerar todo restante de Bitcoin nos EUA.

Bitcoin como arma geopolítica

A legislação visa facilitar transações internacionais que foram prejudicadas pelas sanções ocidentais e pressões regulatórias sobre os bancos locais. Isso permitirá que certas indústrias contornem regulações específicas de comércio. Em outras palavras, pode facilitar o esquivo de sanções, bem como do dólar.

Sanções impostas por instituições financeiras ocidentais dificultam que empresas russas realizem transações, mesmo com parceiros comerciais como China, Índia ou Turquia.

Anatoly Aksakov, chefe do comitê de mercado financeiro da Duma, declarou à Bloomberg que, segundo o novo projeto de lei, as criptomoedas serão submetidas ao mesmo conjunto de regulamentações que moedas estrangeiras, como o dólar americano, na Rússia.

Se aprovado pelo presidente Vladimir Putin e pelos senadores da Duma Estatal, o novo projeto de lei entrará em vigor a partir de 1º de setembro.

Além disso, a Duma (câmara baixa da Assembleia Federal) passou um projeto de lei para legalizar a mineração de criptomoedas. Assim, obriga regulamentações governamentais e do Banco da Rússia para atividades de mineração. A iniciativa visa legalizar a mineração, assegurar a declaração de renda e facilitar o pagamento de impostos.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas