A corretora descentralizada Uniswap é um dos maiores protocolos de troca descentralizada. A corretora já possui versões em blockchains como BNB, Polygon e segundas camadas da Ethereum. Contudo, agora é a vez do Bitcoin, que expandiu sua presença para a sidechain do Bitcoin, Rootstock. Desse modo, fortalecendo o cenário de finanças descentralizadas (DeFi) da maior blockchain do mundo.
Portanto, a versão 3 (v3) da Uniswap foi implementada na Rootstock pela GFX Labs, equipe responsável pelo terminal de negociação Oku, conforme anunciado por email e compartilhado com a CoinDesk. O Rootstock é compatível com a Máquina Virtual Ethereum (EVM) e tem US$ 114 milhões em valor total bloqueado (TVL), segundo DeFi Llama .
A Uniswap detém mais de US$ 4 bilhões de Valor Total Travado em seu protocolo. Desse modo, é a maior DeX do mercado Web3, segundo o DefiLlama. A corretora está em funcionamento em 11 redes blockchains.
DeFi mais intenso no Bitcoin
Conforme o site da Uniswap, o projeto, originalmente projetado para Ethereum, também foi implementado nas redes layer-2 do Ethereum, Arbitrum, Optimism e Polygon. Portanto, o Oku fornecerá à Rootstock ferramentas de negociação que incorporam análises, ordens limitadas e gerenciamento de posição de provedor de liquidez.
Nesse sentido, a combinação das capacidades de contrato inteligente da Uniswap baseada em Ethereum com a segurança da rede proof-of-work do Bitcoin pode trazer maior liquidez e mais casos de uso de DeFi para a indústria de criptoativos.
“Com a combinação da segurança do Bitcoin e as capacidades de contrato inteligente do Ethereum, agora ampliadas com a Uniswap v3, a Rootstock introduz uma nova dimensão de trocas on-chain, profundidade de liquidez e oportunidades de rendimento na rede do Bitcoin”, segundo o comunicado de imprensa.
Em maio, desenvolvedores implementaram contratos inteligentes da Uniswap na rede Bitcoin para capitalizar o aumento do BRC-20, um padrão de token para permitir a emissão de tokens e, portanto, aplicações DeFi no Bitcoin.
Este ano, muitas tecnologias relacionadas ao Ethereum migraram para o Bitcoin. Como por exemplo o protocolo Ordinals, que trouxe tokens não fungíveis (NFTs) para a maior blockchain do mundo. Há também tentativas de trazer contratos inteligentes ao estilo Ethereum para o Bitcoin.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com