Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Notícias

Fundador de Terraform Labs tem US$ 26 milhões bloqueados por autoridades

Bloqueio foi feito sob pedido de promotores federais dos EUA de Nova York e da SEC.

As autoridades suíças congelaram aproximadamente US$ 26 milhões em Bitcoin e outras criptomoedas ligadas à Terraform Labs, empresa por trás da colapsada Terra (LUNA). Os ativos também tem ligação com o fundador Kwon Do-hyeong e outras figuras-chave da empresa, conforme noticiado pela mídia sul-coreana Digital Asset neste sábado (24).

A imprensa local relata que os criptoativos congelados estão armazenados no banco de ativos digitais suíço Sygnum. Conforme o jornal, que cita ter contato com fontes dentro do caso, as autoridades suíças congelaram os ativos sob pedido de promotores federais dos EUA de Nova York e da Comissão de Valores Mobiliários (SEC).

Fundador da Terraform Labs em fuga

Após meses em fuga, Kwon e Chang-joon Han, ex-diretor executivo da Terraform Labs, foram detidos em Montenegro no final de março. As autoridades do país o acusaram de utilizar passaportes falsos durante a tentativa de fuga. Os fugitivos possuíam passaportes da Costa Rica, além de dois passaportes belgas e duas carteiras de identidade.

As autoridades do país relataram que o fundador da Terraform Labs estava tentando fugir do país para Dubai em seu jato particular. Apesar de condenados a quatro meses de prisão, a justiça montenegrina concedeu prisão domiciliar sob supervisão policial. Além disso, determinou fiança a cada um deles, no valor de $ 437.000.

Desde então, uma disputa sobre a custódia e o julgamento de Kwon se acentuou entre os Estados Unidos e a Coréia do Sul.

Isso porque, a polícia sul-coreana emitiu um mandado de prisão para Do Kwon em setembro passado. O mandado foi emitido após uma investigação criminal sobre o colapso do blockchain da Terra. Já os promotores federais dos Estados Unidos, acusaram Kwon de fraude poucas horas após sua detenção em Montenegro. Nesse sentido, ambos os países querem que o julgamento aconteça em seus respectivos territórios.

O colapso da stablecoin algorítmica da Terraform Labs, UST, abalou o mercado cripto em maio de 2022. Devido a esses acontecimentos, os promotores dos EUA e da Coreia do Sul acusam Kwon de fraude, violações da lei de valores mobiliários e várias outras acusações relacionadas ao episódio. Embora admita que cometeu erros, Kwon continua argumentando que não teve a intenção de enganar os investidores. Nesse sentido, Kwon se declara inocente das acusações.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com



Nada vai fazer o Bitcoin parar, diz Michael Saylor. Entenda a tese da ‘alta infinita’ Antonio Ais, ‘Toin’ da Braiscompany, é preso na Argentina Bitcoin decola 50% em fevereiro. Ainda vale a pena comprar? BlackRock, maior gestora do mundo, começa a oferecer ETF de Bitcoin na B3 Crise diplomática com Israel impacta FAB, agro e energia no Brasil