Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

Taiwan adota sanções contra Rússia

A República da China, ou Taiwan, decidiu se unir aos países democráticos em uma série de sanções contra a Rússia.

Após o início dos conflitos envolvendo Rússia e Ucrânia, o mundo se virou para outro local, também palco de uma tensão de proporções globais: o mar do sul da China. 

A República da China, também conhecida como Taiwan, é um território autodeclarado independente desde os anos 50, sendo comandado por opositores do regime comunista fundado por Mao Tse Tung.

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

Após a invasão russa, Taiwan declarou que pretende se unir ao mundo democrático em favor das sanções à Rússia. 

A China por outro lado, anunciou que não irá aderir a qualquer sanção, mantendo uma boa relação com Moscou, que por sua vez retribui o favor reconhecendo Taiwan como parte do território chinês. 

A escalada de tensão no leste asiático aumentou com ao menos 9 caças chineses invadindo o espaço aereo de Taiwan, e a imposição por parte da China de sanções às empresas americanas Lockheed Martin e Raytheon, por venderem ao menos $100 milhões em armas a Taiwan. 

O cenário por lá se difere da disputa entre Rússia e Ucrânia pela relevância de Taiwan na economia global.

Enquanto a Ucrânia é um país pobre, com um PIB per capita de $3,6 mil dólares, Taiwan é o centro do mundo no que diz respeito a produção de microprocessadores, e dona de uma economia de $32,87 mil dólares per capita.

Em termos PPP, ou paridade de poder de compra, o PIB per capita de Taiwan equivale a $59 mil dólares, superior ao do Japão ($41 mil), França ($45,8 mil), e próximo ao americano ($63,5 mil)

O país de 23 milhões de habitantes e constantemente ameaçado pela China continental, é sede de empresas como a TSMC ou Foxconn.

Um conflito em Taiwan, portanto, teria um impacto muito mais relevante do que a simples ausência de atualizações do iPhone. 

Como mostrou a “crise dos Chips“, o atraso, ou rompimento, da linha de suprimentos vindos de Taiwan, poderia afetar a indústria global, e o prejuízo atingir a casa dos trilhões de dólares anuais.

Uma das razões é o avanço da tecnologia de Chips no país, o que serviços de inteligência como a CIA consideram estar décadas a frente dos EUA ou China. 

Para tentar reduzir o risco, os EUA tem investido no desenvolvimento da indústria local, mas em uma prática que pode demorar décadas para se confirmar. Até lá, o mundo seguirá incerto. 

Mineração de Cripto e Taiwan 

Apontada como uma das alternativas da Rússia para escapar de sanções em um eventual bloqueio do SWIFT, o sistema internacional de pagamentos entre bancos, a Blockchain é tambem dependente de Taiwan.

O hardware de mineração de Cripto, ou ASIC (Application-Specific Integrated Circuit), depende de circuitos fabricados em Taiwan.

É importante notar que o país não impôs sanções ao Cazaquistão, segundo maior participante da hashrate do Bitcoin.

Já a Rússia, terceiro na lista, pode enfrentar dificuldades em expandir mineração, um desejo já manifestado publicamente por Vladimir Putin.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com



Pela primeira vez em 15 anos, todos bilionários com menos de 30 anos são herdeiros. E isso é ótimo para o Bitcoin Alguém lembrou de 50 centavos em BTC guardados em 2010. Agora valem US$3,3 milhões Por que o Bitcoin está caindo tanto nesta sexta-feira (12) Quanto valem as criptomoedas de Times Brasileiros Golpe faz investidores perderem R$1,3 milhão em 2 minutos em criptomoeda