Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Sócio da a16z aponta a próxima tecnologia disruptiva do mercado cripto

ZK é a sigla para Zero Knowledge. Trata-se de uma arquitetura de privacidade em blockchain.

O sócio da a16z Guy Wuollet, uma das maiores venture capital do mercado cripto, publicou em seu Twitter, agora X, sua opinião sobre qual será a próxima grande tecnologia do setor. Conforme Wuollet, a tecnologia ZK é seriamente subestimada. Especialmente zkVMs (como Jolt), que podem trazer mudanças revolucionárias.

ZK é a sigla para Zero Knowledge. Trata-se de uma arquitetura de privacidade em blockchain. A tecnologia visa transacionar valores por uma rede blockchain sem a exposição de dados sensíveis. Portanto, ZK tem como objetivo verificar transações em blockchain sem precisar acessar dados sensíveis das partes.

Entre na comunidade BLOCKTRENDS PRO com 15% OFF e receba +20 cursos, análises diárias, relatórios semanais, lives e mais.

Portanto, o investidor acredita que os protocolos DeFi devem adotar modelagem de risco em ZK. Blockchains e provas ZK poderiam permitir que os humanos possuíssem pares de IA resistentes à censura. A computação verificável deve ser usada para provar modelos simples de aprendizado de máquina.

“Ainda acho que ZK está subestimado. Vamos falar sobre o porquê e algumas analogias do web2. Costumamos falar sobre o “momento iPhone” da criptografia ou o Setembro Eterno, mas o que finalmente levou a adoção de desenvolvedores e usuários ao limite?”, questiona em publicação.

Essa tecnologia cripto será disruptiva

Em sua visão, o iPhone apresentou três novas ferramentas para desenvolvedores que não existiam juntas antes. Anteriormente, em seu início, o iPhone combinou um computador móvel programável, GPS e uma câmera de alta qualidade.

Da câmera surgiram aplicativos focados no compartilhamento de fotos como o Instagram, ele argumenta. Desse modo, os usuários buscariam a ferramenta (filtros de fotos) e ficariam pela rede (uma rede social).

“Do GPS e da câmera combinados obtivemos aplicativos como Uber e Doordash. Estas redes forneceram subsídios pesados ​​para começar e hoje têm um poder de mercado significativo”, diz,

“Acho que algo semelhante poderia acontecer com ZK, especialmente zkVMs como Jolt. Portanto, a computação verificável é uma nova primitiva de desenvolvedor e estou entusiasmado com alguns casos de uso”.

Além disso, Wuollet complementa sua análise ao dizer que enxerga que os protocolos DeFi deveriam usar ZK para funções de precificação mais complexas que funcionam fora do blockchain, e são comprovadamente confiáveis ​​na onchain.

“Finalmente, acho que a computação verificável deve ser usada para provar modelos simples de aprendizado de máquina (regressão linear ou pequenos NNs, não LLMs)”, diz.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Ancord e BlockTrends lançam primeira Certificação em Criptoativos do Mercado Financeiro e de Capitais Donald Trump Agora Possui US$ 30 Milhões em Memecoins DOG é listada na Bybit e atinge máxima histórica pelo segundo dia consecutivo DOG, memecoin no Bitcoin, atinge nova máxima histórica Investidor lucra mais de US$180 mil (154.724%) com bug de Berkshire Hathaway