Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Rússia começa um ‘cerco estratégico’ contra Bitcoin

Em uma entrevista esta semana, o ministro das Finanças do país, Anton Siluanov confirmou que o país agora utiliza criptomoedas para fazer e receber pagamentos internacionais.

A Rússia começou a cercar o Bitcoin de forma estratégica. Enquanto o país confirmou usar o Bitcoin para evitar sanções ocidentais, também vai proibir a mineração em regiões específicas. Em uma entrevista esta semana, o ministro das Finanças do país, Anton Siluanov confirmou que o país agora utiliza criptomoedas para fazer e receber pagamentos internacionais, graças a nova lei que Vladimir Putin sancionou no mês anterior.

Entre no GRUPO DE WHATSAPP do BlockTrends para ficar por dentro de tudo sobre Bitcoin.

Faça parte da Comunidade Exclusiva PRO do BlockTrends.APP e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, carteiras recomendadas e lives.

“Como parte do regime experimental, é possível usar bitcoins, que extraímos aqui na Rússia (em transações de comércio exterior)”, disse Siluanov ao canal de televisão Russia 24. “Essas transações já estão ocorrendo. Acreditamos que deveriam ser expandidas e desenvolvidas ainda mais. Estou confiante de que isso acontecerá no próximo ano”, finalizou.

Do outro lado da criptomoeda, o governo russo aprovou uma lista de regiões e territórios onde a mineração de criptomoedas será proibida a partir do próximo ano. Portanto, a mineração de criptomoedas será totalmente proibida em 10 regiões russas por seis anos, a partir de 1º de janeiro de 2025.

Regiões em que a mineração vai ser proibida

A proibição total vai recair sobre o Daguestão, Inguchétia, Cabárdia-Balcária, Carachai-Circássia, Ossétia do Norte, Chechênia, Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, além das regiões de Zaporizhzhia e Kherson. Já nas regiões de Irkutsk, Buriácia e Zabaikalsky, na Sibéria, a proibição será somente durante o inverno.

Segundo informou a agência de notícias local TASS nesta terça-feira (24), a proibição permanecerá em vigor até 15 de março de 2031. Os legisladores russos também aprovaram restrições sazonais nas principais regiões de mineração de criptomoedas para evitar apagões de energia.

As restrições, e uso do Bitcoin para driblar sanções, estão alinhadas com as leis de mineração de criptomoedas da Rússia. A legislação recebeu a sanção do presidente em agosto e outubro de 2024.

Rússia quer controlar Bitcoin?

Anteriormente, o Kremlin criou uma estrutura legal experimental para mineradores de criptomoedas. Incluía uma disposição segundo a qual as entidades aprovadas podem usar cripto para o comércio internacional.

Desse modo, isso abriu precedentes para que a Rússia fosse um dos vários países do BRICS a aderir ao Bitcoin. A Rússia, em particular, abraçou o novo rublo digital e agora tem o Bitcoin como uma nova alternativa à moeda fiduciária.

Além disso, a nova lei Bitcoin é um benefício para as empresas de energia russas. Agora, as empresas podem vender para um grupo de mineradores domésticos de bitcoin, e bem seletos. Embora nem todos os países com os quais a Rússia negocia a criptografia ainda, ser um dos primeiros na região a adotar o Bitcoin é um grande passo.

No que tange a desdolarização, a decisão da Rússia de usar Bitcoin no comércio também é uma vantagem. No início deste ano, o deputado da Duma, Anton Tkachev, propôs uma reserva de Bitcoin na Rússia para proteção contra sanções ocidentais.

Portanto, a mudança anda de mãos dadas com esta nova lei que permite à Rússia negociar internacionalmente com o BTC. Além disso, Tkachev disse ao Ministro das Finanças, Anton Siluanov, que as criptomoedas são “virtualmente o único instrumento para o comércio internacional” sob as restrições atuais.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas