Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

Rio de Janeiro usará exchanges para receber impostos em bitcoin

Plataformas serão responsáveis por converter criptomoedas em real brasileiro para a prefeitura da cidade.

A prefeitura municipal da cidade do Rio de Janeiro (RJ) está credenciando exchanges para pagamentos em criptomoedas. O credenciamento acontece a partir desta terça-feira (11) e pretende criar uma lista de plataformas para liquidar o pagamento de impostos com moedas como o bitcoin (BTC).

O Rio de Janeiro (RJ) se transformará na primeira cidade brasileira a receber impostos com pagamentos em moedas digitais. De acordo com a ideia pioneira da capital carioca, criptomoedas poderão ser usadas no pagamento do IPTU.

Entre na comunidade BLOCKTRENDS PRO com 15% OFF e receba +20 cursos, análises diárias, relatórios semanais, lives e mais.

A medida vale já para 2023, e exchanges terão um papel primordial na oferta desse novo tipo de pagamento de tributos. Plataformas autorizadas pela prefeitura serão responsáveis por converter o pagamento em criptomoedas no real brasileiro.

Criptomoedas no Rio de Janeiro


Em busca de incentivar o uso de criptomoedas entre os cariocas, a prefeitura do Rio de Janeiro decidiu aceitar moedas digitais como forma de pagamento de tributos. Inicialmente, a modalidade está disponível apenas para o IPTU.

No entanto, o serviço pode ser ampliado para a cobrança de outros tipos de impostos na cidade maravilhosa. Segundo o prefeito da cidade, Eduardo Paes, a adoção de criptomoedas está em conformidade com o avanço tecnológico, e o Rio de Janeiro é considerado uma “cidade global”.

As exchanges cadastradas pela prefeitura estarão disponíveis futuramente em uma lista na página do Tesouro Municipal. As plataformas selecionadas devem obedecer alguns critérios estabelecidos pelo credenciamento, como:

  • Credenciamento no Rio de Janeiro
  • CNPJ
  • Cadastro atualizado de clientes
  • Contrato de prestação de serviço com bancos que arrecadam recursos para a Prefeitura

Para atrair os contribuintes, a prefeitura municipal do Rio de Janeiro anunciou, no início de 2022, que seria oferecido um desconto de 10%, em pagamentos com bitcoin.

A modalidade de pagamento em criptomoedas estará disponível em 2023. A prefeitura municipal do Rio de Janeiro não deu detalhes de como acontecerá o pagamento e a conversão dos valores. Além de criptomoedas, o imposto continuará recebendo pagamentos em dinheiro.

A cidade maravilhosa quer se transformar em um polo cripto, em adoção e atração de empreendimentos no mercado. A adoção de pagamentos de tributos em criptomoedas é o primeiro passo de um plano de adoção da capital carioca, que inclui até investir 1% do Tesouro do Rio de Janeiro em moedas digitais.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas