El Salvador, sob a liderança do presidente Nayib Bukele, deu um passo significativo no mundo das criptomoedas. O governo acaba de receber a aprovação regulatória para a emissão dos primeiros títulos de Bitcoin do mundo, prevista para o primeiro trimestre de 2024.
A Bitfinex Securities, uma divisão regulamentada da exchange de criptomoedas Bitfinex, oferecerá esses títulos, conhecidos como “Volcano Bonds”.
Bukele anunciou os “Volcano Bonds” em 2021, logo após a aprovação de uma lei que reconhece o Bitcoin (BTC) como moeda legal em El Salvador. O objetivo desses títulos é arrecadar US$1 bilhão, destinados a financiar uma indústria de mineração de Bitcoin alimentada exclusivamente por energia renovável, incluindo a gerada pelos vulcões ativos de El Salvador.
“O Volcano Bond acaba de receber aprovação regulatória da Comissão de Ativos Digitais (CNAD)”, postou o Escritório Nacional de Bitcoin de El Salvador em seu perfil no X (twitter). “Prevemos que o título será emitido durante o primeiro trimestre de 2024.”
Assim, inicialmente planejada para março de 2022, a emissão dos títulos sofreu vários adiamentos. Entretanto, com a aprovação da Comissão de Ativos Digitais (CNAD), está pronta para acontecer.
O presidente Nayib Bukele confirmou aparentemente a aprovação, postando “Wen Volcano Bond?” na terça-feira e republicando vários posts que diziam que os títulos seriam emitidos no primeiro trimestre de 2024.
Impacto e Implicações
Desse modo, esta iniciativa representa um marco importante para El Salvador e para o mercado global de criptomoedas. Ao emitir títulos lastreados em Bitcoin, El Salvador reforça seu compromisso com a cripto-economia. Assim como, também abre novas possibilidades para o uso de ativos digitais em estruturas financeiras tradicionais.
Além disso, a iniciativa de mineração de Bitcoin baseada em energia renovável destaca o potencial das criptomoedas para promover soluções sustentáveis.
Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com