A ANCORD, maior certificadora de profissionais do mercado financeiro, em conjunto com a Edtech BlockTrends anunciou nesta segunda-feira (10) a abertura do CCA®, primeiro programa de certificação de analista de criptoativos do Brasil, para o público interessado.
Há cinco décadas, a ANCORD, certifica profissionais do mercado financeiro, e já são mais de 24 mil Assessores de Investimentos credenciados pela certificadora.
Agora, a empresa aposta no mercado de criptoativos, e quer abrir as portas da Faria Lima para profissionais do setor. Assim como fez para os profissionais do mercado tradicional. Para tal, firmou parceria com o BlockTrends, uma das maiores edtechs do assunto do país.
Os detalhes sobre o conteúdo, programação e funcionamento do CCA estão disponíveis no site oficial do programa.
ANCORD acredita em alta demanda de profissionais da área
Nos últimos 5 anos, a quantidade de brasileiros buscando construir uma carreira no mercado financeiro disparou. Apenas no segmento de Assessores de Investimento, o crescimento foi de quase 200%: o número de “AI’s” credenciados saiu de pouco mais de 9,5 mil em 2019 para próximo aos 27 mil no final de 2024.
Por essa razão, a ANCORD acredita que a mesma coisa vai acontecer no mercado de criptoativos. Com a regulação tomando forma, órgãos reguladores como a CVM ouvindo o mercado e investidores buscando oportunidades na área, a aposta é que a demanda de profissionais vai explodir.
O Programa de CERTIFICAÇÕES CRIPTOATIVOS ANCORD (CCA®) tem justamente como objetivo preparar os profissionais para surfar essa onda. Lançado em junho de 2024, o Programa CCA se destinava exclusivamente aos Assessores de Investimentos, que buscavam ampliar suas qualificações.
O programa começa com um curso intensivo de +50 horas de conteúdo, divididas em 4 módulos e tendo 7 professores ao todo. Em seguida, o aluno fará provas intermediárias.
Para concluir o módulo, é necessário obter nota 7 ou superior. Após a conclusão, o aluno receberá um certificado que lhe permitirá realizar o exame de qualificação, aplicado pela Fundação Getúlio Vargas.
Desse modo, os alunos que obtiverem o resultado superior a 70% na prova aplicada pela FGV, receberão a Certificação, emitida pela própria ANCORD.
O conteúdo abordado é dividido em quatro módulos: Introdução aos Criptoativos e Blockchain; O Mercado na Prática; Regulação, Tributação e Aspectos Legais; e A Transformação do Mercado de Capitais.
Após formar primeiros profissionais, ANCORD expande programa
Após 6 meses de experiência, tendo formado já as primeiras turmas e passado por um rigoroso processo de avaliações, o CCA a partir de agora está disponível para o público interessado.
Com um conteúdo 100% criado e desenvolvido pela Crypto EdTech BlockTrends, que tem em seu currículo projetos de qualificação de investidores e profissionais em parceria com empresas como a B3, o programa consiste em mais de 50 horas de conteúdo, exercícios, provas intermediárias e, ao final, a qualificação para realizar o exame junto à Fundação Getúlio Vargas, responsável por aplicar o Exame de Certificação em Cripto. Ao obter o certificado, o profissional se tornará um “especialista em criptoativos”.
Na opinião de Orlando Jr, diretor de Certificação da ANCORD, “vimos uma nova classe de ativos surgir, com diversas ramificações.”
“Entendemos que era preciso ir além e garantir uma formação completa, com um passo a passo para entender os conceitos, características e operações deste mercado. Por isso optamos por um programa de formação que, ao final, possibilita que o profissional possa se tornar um especialista em cripto. Trata-se de um conteúdo completo que permite um olhar 360 sobre o segmento cripto e atesta a capacidade do aluno, culminando na sua certificação”, comentou.
Para João Paulo Mayall, CEO do BlockTrends, a iniciativa busca dar maior segurança ao investidor.
“Segundo dados da consultoria americana Triple A, o Brasil é o país com a 6ª maior adoção de criptoativos no mundo, entretanto, notamos que boa parte do público ainda tem dificuldades em entender conceitos básicos, se deixando seduzir por palavras que muitas vezes não são explicadas, como “Blockchain”. Queremos ajudar a criar um selo no mercado para premiar os bons profissionais e assim ajudar os investidores”, explicou o CEO.
Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com