O sucesso de audiência nas últimas edições tem catapultado a receita da Rede Globo com o Big Brother Brasil. Somente com publicidade a edição deste ano deve faturar R$690 milhões, pagos por patrocinadores como Americanas, PicPay, Avon, C&A e outros.
Como ressalta a Bloomberg em uma matéria sobre o programa, seu custo reduzido de produção (estima-se que apenas 200 pessoas estejam envolvidas no programa), torna o BBB o programa de maior rentabilidade da emissora.
O resultado, porém, vai além da publicidade. O BBB tem sido um dos grandes responsáveis por elevar a base de assinantes da GloboPlay, a aposta da emissora carioca no Streaming, e que deve faturar R$1 bilhão neste ano.
Apesar do sucesso, o programa não tem sido tão generoso em premiações diretas. O prêmio principal, dado ao vencedor do programa, deve ser o mesmo das últimas 10 edições: R$1,5 milhão.
Considerando o IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o valor é menor do que os R$500 mil pagos a Kleber Bambam, vencedor da primeira edição, isso porque, em valores de hoje, o prêmio de Bambam equivaleria a R$1,66 milhão.
As correções feitas pelo programa foram poucas, com o valor de R$500 mil sendo corrigido para R$1 milhão na sexta edição, e R$1,5 milhão na décima edição.
Conforme noticiou o jornal O Globo, Juliette, a campeã da última edição, faturou cerca de R$45 milhões com publicidade.
O foco nas redes sociais foi uma mudança de tom adotada na edição 21 do programa, tendo colaborado para a emissora ampliar seu faturamento em cerca de R$220 milhões em relação à edição de número 20.
Faturamento do BBB equivale a 70% da Folha de Pagamento da Globo e a 4 vezes o lucro da emissora
Os R$690 milhões de cotas de patrocínio direto equivalem a cerca de 70% do total da Folha de Pagamentos da emissora.
O valor torna o programa a segunda atração mais rentável da Globo, logo atrás do futebol, que deve faturar cerca de R$5 bilhões em 2022. A diferença, porém, está no custo de produção. O futebol deve repassar entre R$2-3 bilhões apenas em direitos de transmissão.
Ainda no caso do futebol, o demonstrativo da empresa considera receitas de TV por assinatura, o que não entra na contabilidade do BBB.
O programa tem sido apontado como um dos principais responsáveis por elevar em 62% o número de assinantes no streaming.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com