Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Tecnologia

Mr Beast tem rosto usado para DeepFake em golpe

Uma vez treinada, a IA pode ser usada para superpor o rosto ou a voz de uma pessoa em outro vídeo, criando a ilusão de que essa pessoa está falando ou agindo de uma certa maneira.

O famoso YouTuber Mr Beast, usuário individual com mais inscritos na plataforma de vídeos, anunciou que estão aplicando um golpe com seu rosto em um vídeo feito por “Deep Fake”. A tecnologia possibilita a criação de vídeos bastante reais, utilizando o rosto de uma pessoa feito de forma digital.

Mr Beast é famoso no YouTube por realizar desafios, onde faz doações de grandes quantias para pessoas aleatórias. Os vídeos do YouTuber podem chegar a contabilizar gastos de até bilhões de dólares. Em alguns destes vídeos, Mr Beast inclusive chega a reformar casas, e doar carros de luxo.

Entre na comunidade BLOCKTRENDS PRO com 15% OFF e receba +20 cursos, análises diárias, relatórios semanais, lives e mais.

É por essa razão que o golpe criado veio a calhar. No vídeo falso, o rosto de Mr Beast aparece, com uma voz similar à dele. Nesse sentido, ele diz que irá fazer “a maior doação que já fez até então”, em iPhones. Para que as vítimas possam “se inscrever” na “doação”, que na realidade é o golpe, o criminoso fornece um link.

Desse modo, o YouTuber foi até seu X, antigo Twitter, para reclamar acerca da tecnologia. “Muitas pessoas estão recebendo esse anúncio fraudulento meu… as plataformas de mídia social estão prontas para lidar com o aumento dos deepfakes de IA? esse é um problema sério”, diz.

O que é Deep Fake?

Deep Fake é uma técnica de inteligência artificial que permite criar vídeos, áudios ou imagens hiper-realistas de pessoas fazendo ou dizendo coisas que nunca fizeram ou disseram. Utiliza-se de redes neurais profundas, especificamente uma variante chamada “redes adversárias generativas” (GANs), para realizar essa tarefa.

O processo começa com o treinamento da inteligência artificial usando grandes conjuntos de dados, como fotos e vídeos de uma pessoa específica, para que ela aprenda a replicar a aparência e a voz dessa pessoa.

Quanto mais dados forem fornecidos para treinamento, mais preciso e realista será o Deep Fake gerado. Portanto, o excesso de vídeos e voz que o Mr Beast tem online disponível, facilitou o processo.

Uma vez treinada, a IA pode ser usada para superpor o rosto ou a voz de uma pessoa em outro vídeo, criando a ilusão de que essa pessoa está falando ou agindo de uma certa maneira.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas