Artigo

Moeda mais antiga em circulação no mundo, Libra Esterlina deve ganhar versão digital


Por Hugo Montan
abril 19, 2021

[post-views]

O Banco da Inglaterra e o Tesouro britânico estabeleceram uma força-tarefa para coordenar planos e estudos sobre a possibilidade da criação de uma moeda digital. A moeda, que se chamaria CBDC, seria voltada para o uso popular e empresarial.

Nesta segunda-feira (19), o Chanceler do Tesouro Britânico Rishi Sunak, falando na Fintech Week, anunciou que o Tesouro britânico juntamente com o Banco da Inglaterra estão avaliando a possibilidade da criação de uma moeda digital para o banco central.

Composta por membros do Central Bank Digital Currency e do HM Treasury, a nova força-tarefa tem como objetivo estudar e delinear as próximas etapas para a criação da moeda digital fiduciária da Inglaterra. Em sua fala Rishi Sunak destacou que essa é uma forma de impulsionar o crescimento das fintechs britânicas e tornar o mercado financeiro Inglês mais eficiente.

Caso seja aprovada, a criptomoeda governamental não teria como objetivo substituir o papel moeda e os depósitos bancários, e sim coexistir com eles, fornecendo uma nova alternativa para os cidadãos britânicos. 

Além de ser uma forma de barrar a proliferação do coronavírus eliminando as transações via dinheiro, a criação de uma moeda digital governamental fornece novas formas de monitoração e manipulação da economia local. Colocando a moeda fiduciária em pé de igualdade com as criptomoedas descentralizadas.

Sunak, Chanceler do Tesouro, brincou em seu Twitter sobre a possibilidade da criação da criptomoeda.                     

A criação de criptomoedas governamentais vem se alastrando pelo mundo a medida da cada vez maior popularização das criptomoedas descentralizadas, como o Bitcoin e Ethereum. A China lidera a corrida e já realiza testes de sua nova criptomoeda, chamada de “Yuan digital”, que está prestes a ser lançada.

No Brasil a possibilidade também é analisada. Segundo o próprio presidente do BC, Roberto Campos, a criação de um “real digital” está sendo estudada e planejada por uma equipe do BC.


Para se manter atualizado, siga a QR Capital no Instagram e no Twitter.

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail