O Halving é um evento em que ocorre a redução de recompensas dos mineradores de uma criptomoeda. O mais conhecido, é o halving do Bitcoin. Entretanto, outras blockchains com o mesmo mecanismo de validação, a prova de trabalho (proof-of-work), também passam por este momento.
Nesse sentido, a Litecoin (LTC) já tem seu halving programado, assim como o Bitcoin acontece de quatro em quatro anos. O halving do Bitcoin está programado para acontecer em abril de 2024, segundo o site OKlink.
Menos de uma semana é o que resta para o halving do Litecoin, previsto para ocorrer em 3 de agosto de 2023, com aproximadamente 3.574 blocos restantes. Após a mudança, a recompensa por bloco do Litecoin será reduzida pela metade, passando de 12,5 LTC para 6,25 LTC.
Isso significa que os mineradores receberão metade da quantidade de Litecoin por bloco minerado após o evento. Essa redução na recompensa tem como objetivo controlar a inflação da criptomoeda e manter sua oferta escassa, o que pode ter impactos significativos no mercado e na mineração de Litecoin.
Geralmente, o fato da diminuição do fornecimento circulante, isso é, de novas moedas emitidas no mercado, é o suficiente para inflar o preço de uma criptomoeda.
Contudo, o Bitcoin lidera essa métrica. A maior criptomoeda em valor de mercado aumentou 78% desde o início do ano, contra apenas 30% de valorização da Litecoin no mesmo período.
Além disso, o halving de outras segmentações do Bitcoin também devem ocorrer ano que vem, na mesma época que o BTC. Entre eles, o Bitcoin Cash (BCH) que está previsto para abril do ano que vem, e a Dash para julho do ano que vem.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com