A administração do presidente Donald Trump reafirmou seu compromisso com o Strategic Bitcoin Reserve (SBR). Em português, a reserva estratégica de Bitcoin visa a aquisição da criptomoeda como um ativo estratégico dos Estados Unidos.
Entre para o GRUPO GRATUITO DE WHATSAPP do BlockTrends e fique por dentro de tudo sobre Bitcoin.
Em uma recente declaração, o diretor-executivo da força-tarefa presidencial sobre ativos digitais, Bo Hines, destacou que a Casa Branca está estudando maneiras de adquirir mais Bitcoin sem onerar os contribuintes. Portanto, utilizando métodos considerados “budget neutral” (fiscalmente neutros).
Desse modo, a movimentação do governo Trump reforça a visão do Bitcoin como um ativo essencial para a soberania financeira dos EUA, comparável ao ouro.
“O presidente sempre foi enfático sobre a criação do SBR. Queremos garantir que isso seja feito da maneira certa, respeitando o Bitcoin por sua singularidade e incentivando a inovação no setor de ativos digitais”, afirmou o diretor-executivo.
Bitcoin como um ativo estratégico para os EUA
Segundo o alto funcionário do governo, o Bitcoin não é um valor mobiliário. Na realidade, é claramente uma commodity com valor intrínseco, semelhante ao ouro.
“Não há um emissor, não há uma entidade central que o controle, e por isso o tratamos como um ativo digital descentralizado e valioso”, explicou.
Além disso, o executivo também mencionou a importância de reforçar a posição dos Estados Unidos como líder na economia digital global, garantindo que o país continue acumulando ativos estratégicos para fortalecer sua posição financeira.
“O Bitcoin tem um papel essencial nesse contexto, e queremos adquirir o máximo possível”, acrescentou.
Aquisição de Bitcoin sem custo para o contribuinte
Um dos pontos centrais da estratégia do governo Trump é garantir que o acúmulo de Bitcoin pelo Estado não gere impacto nos cofres públicos.
A proposta de compra do ativo de forma “fiscalmente neutra” indica que a Casa Branca está buscando alternativas para financiar essas aquisições sem aumentar o endividamento ou os impostos.
Fontes próximas à administração sugerem que possíveis métodos para isso incluem:
- Utilização de ativos apreendidos: Bitcoin obtido por meio de processos judiciais e apreensões governamentais pode ser retido em vez de ser leiloado.
- Reavaliação de reservas estratégicas: O governo pode buscar financiamento por meio da valorização de ativos já existentes, como ouro e outros bens.
- Parcerias com o setor privado: Empresas e investidores podem receber incentivos ao contribuir para um fundo soberano de Bitcoin.
Ademais, o governo Trump não estabeleceu um limite claro para a quantidade de Bitcoin que pretende adquirir. “Nos perguntam o tempo todo: ‘Quanto Bitcoin vocês querem?’ Eu respondo: ‘Isso é como perguntar a um país quanto ouro ele quer’. A resposta é simples: o máximo possível”, afirmou o diretor-executivo.
Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com