![Bitcoin Eric Trump MENA](https://blocktrends.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Imagem-Padrao-BT-2024-12-10T142424.841-780x507.jpg)
Em uma apresentação extremamente bullish (otimista) durante o evento Bitcoin MENA (Oriente Médio), Eric Trump, filho do presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump, destacou o papel transformador do Bitcoin e das criptomoedas no mundo financeiro global. Curiosamente, o discurso dele muito se assemelha ao de Michael Saylor, fundador da MicroStrategy.
O BlockTrends teve oportunidade de assistir um discurso de Saylor, quando o executivo veio ao Brasil. Além disso, a mídia especializada costuma acompanhar muito de suas palestras ao redor do mundo.
A linha de raciocínio é bastante parecida na grande maioria das palestras de Saylor para novos entrantes. Inclusive, foi o mesmo que fez para os executivos da Microstrategy, que recusaram a proposta de alocar Bitcoin em reservas.
Entre no GRUPO DE WHATSAPP do BlockTrends para ficar por dentro de tudo sobre Bitcoin.
A linha argumentativa do fundador da MicroStrategy geralmente é (mas não se limita a) o Bitcoin ser equivalente aos imóveis em termos de escassez. Após isso, Saylor normalmente parte do princípio que a criptomoeda é melhor ainda que o mercado imobiliário por duas razões. A liquidez é maior, e não sofre depreciação de impostos.
Mais para frente, ele compara o Bitcoin ao ouro, mas comenta sobre como o ativo é mais útil para transferência global, e finaliza ao adicionar a informação sobre descentralização, e não dependência de governos.
Filho de Trump é fã de Saylor?
O discurso de Eric Trump sobre Bitcoin seguiu a mesma linha de pensamento, e abordou os mesmos exemplos. Ele começou o discurso afirmando que o Bitcoin surge como o complemento ideal aos ativos tradicionais, como imóveis.
E, justamente, as características para ser esse complemento advém de sua escassez, liquidez instantânea e independência de sistemas financeiros centralizados. Trump iniciou sua fala enfatizando a escassez do Bitcoin como um diferencial fundamental.
Ele comparou o Bitcoin ao ouro, apontou que, em um cenário de alta no preço do ouro, haveria uma exploração adicional que alteraria a dinâmica de oferta. Ou seja, iriam procurar, e achar, mais ouro no planeta ou fora dele. E realmente foi o que aconteceu recentemente na China, e em El Salvador.
Portanto, para Trump esse é um dos diferenciais do Bitcoin. A descoberta de novas reservas é algo impossível de se replicar no caso da moeda digital. “Essa escassez rígida torna o Bitcoin incrivelmente valioso. Especialmente quando bilhões estão sendo investidos no ativo”, afirmou.
Trump também comparou o Bitcoin com o mercado imobiliário. Ele destacou que, enquanto imóveis estão atrelados a geografias específicas e processos burocráticos demorados, o Bitcoin é global e oferece liquidez instantânea.
“Vender um edifício comercial pode levar anos e ser extremamente frustrante. Com Bitcoin, você pode comprar ou vender enquanto janta com sua família. É um ativo que transcende fronteiras e não depende de sistemas bancários tradicionais”, afirmou ele.
Bitcoin vai disruptir o sistema tradicional
Uma parte significativa do discurso de Trump abordou o impacto do Bitcoin em sistemas tradicionais. Ele destacou como a criptomoeda opera sem a necessidade de bancos, advogados ou intermediários, reduzindo custos e aumentando a eficiência.
Além disso, apontou como o Bitcoin é uma ferramenta poderosa contra a corrupção governamental e a concentração de poder nos sistemas financeiros convencionais. “O Bitcoin tem o potencial de mudar o mundo, de forma inclusiva, permitindo que pessoas em países em desenvolvimento tenham oportunidades que nunca teriam em sistemas tradicionais”, declarou.
Inclusão financeira e oportunidade global
Trump sublinhou o papel do Bitcoin como um veículo de inclusão financeira global. Ele enfatizou que, ao contrário dos sistemas financeiros tradicionais, que muitas vezes excluem populações de baixa renda ou países em desenvolvimento.
Em sua opinião, que também é a que Saylor expressa em seus discursos, o Bitcoin oferece uma chance real de participação econômica para todos, independentemente de sua localização geográfica ou riqueza. “Pessoas em países em desenvolvimento, que nunca tiveram uma chance, agora têm uma oportunidade tremenda. Isso é algo lindo e que deveria ser celebrado”, afirmou.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com