Além de CEO de empresas como Tesla e SpaceX, Elon Musk agora é funcionário público. O bilionário atua como chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos (DOGE). Nesta semana, Elon Musk defendeu publicamente seu apoio à ideia de registrar as transações do Tesouro norte-americano em uma blockchain.
Entre no GRUPO DE WHATSAPP do BlockTrends e fique por dentro do mercado cripto.
A confirmação da proposta veio em uma publicação na plataforma X (antigo Twitter), onde Musk respondeu a esse questionamento que já pairava pelas redes sociais.
“Sim!”, ele respondeu à pergunta sobre a possibilidade de usar essa tecnologia para maior transparência no orçamento federal. Musk criticou os processos atuais do Departamento do Tesouro, alegando que funcionários de carreira da instituição estariam violando leis ao aprovarem pagamentos fraudulentos ou que não correspondem às normas de financiamento aprovadas pelo Congresso.
Desse modo, ele ressaltou a urgência de reformar esse sistema, enfatizando que “isso precisa parar agora!”. Na semana passada, o The New York Times revelou que Scott Bessent, Secretário do Tesouro de Trump, concedeu ao Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) acesso ao sistema de pagamentos federal.
Esse sistema movimenta US$ 5 trilhões anualmente, sendo peça fundamental na administração financeira dos Estados Unidos. Além disso, a Bloomberg noticiou que Musk vem mantendo discussões sobre o uso de blockchain como um meio de reduzir gastos públicos e eliminar dívidas.
Qual blockchain Elon Musk usaria?
Fontes não identificadas próximas a Musk afirmaram à Forbes que há conversas sobre a implementação de uma blockchain para rastrear os gastos federais, proteger dados, realizar pagamentos e até mesmo gerenciar imóveis públicos.
No entanto, ainda não está claro se essa tecnologia seria baseada em uma blockchain já existente, como Bitcoin, Ethereum ou Dogecoin. Ou se Musk e sua equipe desenvolveriam uma nova blockchain específica para o governo federal.
Portanto, caso o plano avance, a iniciativa poderá entrar em prática por meio da força-tarefa de criptomoedas criada por Trump. Por sua vez, a força-tarefa já estuda formas de desenvolver um estoque de ativos digitais e uma reserva estratégica de Bitcoin.
Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com