Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Renzo ($REZ) deu ruim? Entenda porque ezETH está caindo

A cereja do bolo foi na divulgação do gráfico que mostra a alocação de tokens por parte da Renzo. O gráfico foi criticado por ser visualmente enganoso.

Renzo está dando o que falar entre os investidores do mercado cripto, e não é de uma maneira positiva. Isso porque o protocolo, que é o segundo maior token de restaking líquido (LRT na sigla em inglês), recebe acusações de tentar enganar os usuários. A polêmica fez com que o token ezETH desvinculasse-se ao preço do Ether.

A Renzo é um mecanismo de restaking. A tese complementa o staking líquido. Por sua vez, a atividade de staking tem como proposta ajudar na segurança do blockchain, enquanto recebe renda passiva para isso. Contudo, ao fazer staking de maneira convencional, o usuário precisa travar seus tokens.

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

Portanto, o staking líquido permite aos usuários que travam seus tokens receberem comprovantes de depósitos, em forma de ativos digitais. Esses ativos, que têm como lastro a quantia em staking, agora também são usados para gerar renda passiva com o método de restaking.

No caso de Renzo, ao fazer um depósito de staking, o ativo recebido em troca, referente à operação, chama-se ezETH. E foi esse ativo que ficou despareado com o Ether, quando seu objetivo é ser proporcional a ele.

O poder da Renzo

A Renzo conta com 1 milhão de ETH em staking, e uma participação de mercado de 33,5%. Ademais, o projeto anunciou o lançamento do seu token $REZ junto com um plano de airdrop.

O lançamento está sendo feito em parceria com o Binance Launchpool, que inclui 2,5% do fornecimento total de $REZ. Poucas horas antes, aproximadamente observou-se uma venda significativa de ezETH, o LRT da Renzo, em plataformas de troca descentralizadas (DEX).

Esse movimento de venda provavelmente foi motivado pelo fim do Airdrop da Temporada 1, com os usuários querendo recuperar $ETH para investir em outros protocolos. Desse modo, resultando em liquidações em protocolos de alavancagem.

A estratégia de airdrop da Renzo reservou 10% de $REZ para essa finalidade, com a primeira temporada correspondendo a 5% do total. Importantes detentores de carteiras terão acesso a 50% do seu airdrop imediatamente no lançamento do token, com os outros 50% sendo liberados ao longo de seis meses.

Detentores de NFTs específicos também participarão do airdrop, representando um pequeno percentual do total distribuído.

Onde foi que deu ruim para Renzo?

Há controvérsias na comunidade, especialmente porque os participantes do Binance Launchpool poderão começar a negociar seus tokens dois dias antes dos stakers que participaram diretamente pelo Renzo poderem reivindicar seus airdrops.

Além disso, surgiram rumores, posteriormente esclarecidos pela equipe, de que a venda de ezETH desqualificaria os usuários do airdrop. Mas não é o caso, segundo a equipe.

Outras preocupações incluem a percepção de que a proporção do airdrop é pequena e que a alocação para portadores de NFT que não contribuem diretamente para o protocolo poderia não ser justa.

A cereja do bolo foi na divulgação do gráfico que mostra a alocação de tokens por parte da Renzo. O gráfico foi criticado por ser visualmente enganoso. Isso porque, o gráfico em pizza sugeriu proporções desiguais para diferentes grupos de interesse. Contudo, o gráfico foi teoricamente ajustado após críticas da comunidade.

Renzo REZ
Tweet divulgado, e posteriormente removido, pela Renzo.

Esses gráficos revisados, porém, ainda carecem de clareza quanto à inclusão específica das partes do airdrop. O tweet original, que mostrava o gráfico, foi excluído pela equipe. A desvinculação de preço do ezETH destaca um risco inerente aos LRTs. Este, que é a vulnerabilidade a desequilíbrios temporários no mercado.

Alguns especulam que o erro no gráfico de alocação inicial parece ter sido um equívoco básico. Portanto, não necessariamente uma tentativa de manipulação. Apesar disso, levantou questões da comunidade sobre a precisão e a transparência da comunicação da equipe.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



EUA voltou a ligar a impressora após 1 ano, e quem valoriza é Bitcoin Pai Rico, Pai Pobre afirma que crise começou. “Faça amigos, fique longe de marxistas e compre Bitcoin” US$ 2 milhões de lucro por HORA. Conheça a melhor empresa do mundo (Tether) Michael Saylor anuncia novo projeto de identidade no Bitcoin ETFs de Bitcoin e Ethereum estreiam com volume de US$ 12 milhões em Hong Kong