Artigo

Criptomoedas: o que é uma Oferta Inicial de Moeda, ou ICO?


Por Gabriel Aleixo
Outubro 18, 2019

390

Sempre que uma nova moeda digital chega ao mercado, ouvimos falar de ICO. Mas o que essas letras querem dizer? ICO é a sigla para Initial Coin Offering (Oferta Inicial de Moeda), que se dá quando uma empresa de tecnologia, com um projeto de blockchain, lança no mercado uma moeda ou tokens digitais para financiar a iniciativa. É uma espécie de financiamento coletivo.

O termo deriva de IPO (Initial Public Offering, Oferta Pública Inicial, em português), sigla para usada para nomear o momento em que uma empresa abre ao público a compra de suas ações. Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central, em fala no BlockTrends, evento da QR Capital, em agosto deste ano, comparou empresas de cripto aos bancos centrais por fazerem ofertas de moeda em vez de ofertas de ações:

– Por que as empresas de cripto fazem ICO em vez de IPO? Porque fazem como os bancos centrais, vocês nunca vão ver banco central nenhum no mundo fazer IPO, sempre fazem ICO. Ou melhor, sem o ‘I’, CO, Oferta de Moeda. Colocam papel moeda em circulação, geralmente através do tesouro nacional, para pagar o déficit público – pontuou Franco.

Tudo sobre blockchain, investimentos e economia.

Assine a nossa newsletter

BLOCKTRENDS

Assine Grátis nossa Newsletter e acompanhe as tendências sobre blockchain, investimentos e economia.

COMO FUNCIONA

Quando uma startup de criptomoeda quer arrecadar dinheiro através de um ICO, cria um “white paper” (relatório detalhado, em tradução livre). O documento apresenta o projeto, os problemas ou questões que a iniciativa se propõe a resolver, a meta de arrecadação, o número de tokens virtuais destinados a investidores, as moedas aceitas (bitcoin, dólar, etc) e, ainda, a duração de campanha. 

Durante o esforço de venda, os entusiastas e apoiadores da iniciativa compram alguns dos tokens oferecidos. Estes criptoativos são semelhantes a ações de uma empresa vendida a investidores em uma campanha do tipo IPO. Se o valor arrecadado não atingir o mínimo exigido pela empresa, o dinheiro será devolvido aos financiadores. 

Uma vez que o ICO é concluído e o projeto lançado, o investidor recebe suas moedas. Assim que uma exchange listar o novo ativo, será possível vender, trocar por outras moedas, ou simplesmente guardá-las e esperar que valorizem.

ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE ICO E IPO

Os investidores devem ter em mente que, apesar do procedimento ser parecido, existem grandes diferenças entre comprar uma ação em IPO e comprar um token em ICO. Um token, por exemplo, é vendido por um valor estimado pela empresa, mas nada garante o preço, uma vez lançado o projeto. Você pode pagar um valor igual, maior ou menor do que realmente valerá o token. O investidor compra determinado criptoativo por acreditar e entender as dimensões do projeto.

Também é importante lembrar que, assim como as blockchains, as Ofertas Iniciais de Moeda são descentralizadas, sem nenhuma autoridade que as governe. Os ICOs, portanto, não são regulamentados, o que significa que, apesar dos esforço regulatórios no setor, ainda não são supervisionados por autarquias vinculadas ao Estado, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

COMO SURGIU O ICO

Os primeiros ICOs, apresentados em 2013, ainda não carregavam a sigla. O movimento ganhou contorno num fórum online frequentado por desenvolvedores de projetos de blockchain, chamado Bitcointalk. Discutiam-se ali maneiras de financiar iniciativas. Os projetos tinham um conceito estruturado e um público interessado, mas faltavam recursos. Então, surgiu a ideia de vender parte das moedas do projeto para o público do fórum e, com isto, financiá-lo.

No mundo dos ICOs, propostas interessantes convivem com projetos questionáveis. Por isso, é preciso ter muita cautela na hora de investir. Para quem gosta de acompanhar as novidades do mercado, o site Tokenmarket oferece um calendário dos ICOs ativos e programados para o ano.

Lançamentos de ICOs já deixaram muita gente milionária, mas o mais seguro ainda é comprar moedas estruturadas e reconhecidas. As mais respeitadas criptos são encontradas facilmente em corretoras, que oferecem o câmbio em real ou em dólar. A gestora e corretora QR Capital tem oito das principais criptomoedas disponíveis para trade. Na plataforma, você também pode contratar serviços de gestão, que geram rentabilidade sem depender da volatilidade do mercado. 

390 views
cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail
Close Bitnami banner
Bitnami