Em mais um desenrolar do caso de Craig Wright, a justiça ordenou que o cientista de computação admitisse sua derrota perante a justiça no seu próprio site. O criptógrafo clamou ser o criador do Bitcoin Satoshi Nakamoto em 2016.
A origem da decisão foi uma batalha judicial entre Wright e a Crypto Open Patent Alliance (COPA). A coalizão de empresas cripto buscavam impedir Wright de afirmar sua suposta propriedade sobre a propriedade intelectual (PI) do Bitcoin.
A COPA apresentou seu processo contra Wright em 2023. Em meio às alegações, a coalizão afirmou que Wright havia se envolvido em falsificação de documentos para sustentar suas afirmações.
Contudo, após um processo judicial que terminou este ano, o tribunal da Inglaterra decidiu que as afirmações realmente são enganosas. Além disso, o tribunal também concluiu que Wright falsificou documentos e provas.
Craig Wright admite não ser Satoshi Nakamoto
Desse modo, ao acessar o site craigwright.net, o visitante pode ver a decisão judicial de maio de 2024 junto com um comunicado.
“Em 20 de maio de 2024, o Dr. Craig Steven Wright foi considerado pelo Supremo Tribunal da Inglaterra e País de Gales como desonesto em suas alegações de ser a pessoa por trás do pseudônimo Satoshi Nakamoto (o criador do Bitcoin)”, começa o pronunciamento.
O Tribunal concluiu que Wright mentiu extensa e repetidamente ao Tribunal nas suas provas, e isso também está no site. Além disso, é discriminado que ele “tentou criar uma narrativa falsa falsificando documentos em grande escala e apresentando-os como provas.”
“No geral, ‘todas as suas mentiras e documentos forjados apoiavam a sua maior mentira: a sua afirmação de ser Satoshi Nakamoto’. Ao apresentar a sua falsa alegação de ser Satoshi através de múltiplas ações legais, o Dr. Wright cometeu ‘um abuso muito grave’ do processo dos tribunais do Reino Unido, Noruega e EUA”, continua o anúncio.
Afirmações enganosas
Depois disso, o pronunciamento esclarece uma série de afirmações, como por exemplo o fato de que Wright não é o autor do White Paper do Bitcoin. Além disso, conforme decidiu o tribunal, ele não é o proprietário dos direitos autorais do White Paper do Bitcoin.
“Terceiro, o Dr. Wright não é a pessoa que adotou ou operou sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto no período entre 2008 e 2011. Quarto, o Dr. Wright não é a pessoa que criou o sistema Bitcoin. Quinto, o Dr. Wright não é o autor das versões iniciais do software Bitcoin”, diz no esclarecimento.
Por fim, Craig Wright também recebeu a condenação de não iniciar qualquer processo legal com base em suas falsas alegações ou contratar qualquer outra pessoa para fazê-lo. Ele também foi ordenado a não ameaçar qualquer processo desse tipo (explícita ou implicitamente) ou contratar qualquer outra pessoa para fazê-lo.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com