Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

Conhecido por seu otimismo, veterano de Wall Street agora alerta para mercado de baixa nos EUA

Anteriormente, em fevereiro, o otimismo predominava em Yardeni. Ele chegou a afirmar que os EUA poderiam passar uma década sem recessão.

Os mercados financeiros dos EUA podem estar entrando em um bear market (mercado de baixa), segundo o veterano de Wall Street Edward Yardeni. Vale ressaltar que as previsões analíticas de Yardeni geralmente são sempre bastante otimistas. Portanto, a repentina mudança preocupa investidores.

Entre para o GRUPO GRATUITO DE WHATSAPP  do BlockTrends e fique por dentro de tudo sobre Bitcoin.

Em uma reportagem da CNBC Yardeni afirmou que “tudo é possível no mundo de Trump”. Ele ainda destacou a possibilidade de que um mercado de baixa tenha começado no dia 20 de fevereiro, um dia após o S&P 500 atingir sua máxima histórica.

Anteriormente, em fevereiro, o otimismo predominava em Yardeni. Ele chegou a afirmar que os EUA poderiam passar uma década sem recessão e, em janeiro, declarou que os investidores de Wall Street estavam vivendo os “loucos anos 2020” em referência a um período de forte crescimento.

Faça parte da Comunidade Exclusiva PRO do BlockTrends.APP e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, carteiras recomendadas e lives.

No entanto, sua visão mudou drasticamente após uma das piores semanas do ano para os mercados, seguida por um novo selloff nesta segunda-feira.

Mercado em correção: Nasdaq já caiu mais de 13%

A recente queda nos mercados já levou o Nasdaq Composite a entrar oficialmente em correção, registrando uma desvalorização superior a 13% em relação ao seu pico histórico em dezembro.

O S&P 500 também está sofrendo grandes perdas e já acumula uma queda de mais de 8% desde sua máxima de 19 de fevereiro, caminhando rapidamente para um patamar de correção.

Desde a posse do presidente Donald Trump em 20 de janeiro de 2025, a bolsa americana enfrenta uma intensa volatilidade significativa. Em grande parte, na somatória, o movimento resulta em perdas expressivas. Em outras palavras, a cada dois dias, as bolsas dos EUA perderam o equivalente a mais de 1 B3 inteira em valor de mercado.

Até 10 de março de 2025, a destruição de riqueza nas bolsas americanas alcançou US$ 4,328 trilhões, conforme reportou a CNN Brasil.

Incerteza política e risco de recessão

A mudança na visão de Yardeni ocorre em meio a um ambiente econômico cada vez mais instável. Desse modo, impactado principalmente pelas decisões de política econômica do presidente Donald Trump.

A administração republicana tem implementado medidas e políticas de forma imprevisível, o que estaria “testando a resiliência da economia” e ampliando os temores de uma recessão, segundo o estrategista.

Apesar do pessimismo crescente, Yardeni vê a possibilidade de que a recente liquidação das bolsas funcione como um evento semelhante aos chamados “flash crashes” de 1962 e 1987. Nestes cenários, as quedas ocorreram rapidamente, mas em seguida chega uma recuperação tão intensa quanto em vetor.

Para os investidores, isso pode significar uma oportunidade de compra. Especialmente em ações que estavam sobrevalorizadas e que agora podem estar sendo negociadas a preços mais atrativos. “A liquidação pode fornecer boas oportunidades de compra, especialmente em nomes que foram injustamente punidos”, afirmou Yardeni.

Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com

Notícias relacionadas