Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Tecnologia

Conar quer barrar Barbie e Volkswagen; entenda

Conar abriu uma representação ética contra a campanha publicitária de 70 anos da Volkswagen, bem como uma divulgação de Barbie.

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu uma representação ética contra a campanha publicitária de 70 anos da Volkswagen nesta segunda-feira (10). 

Além disso, o Conselho também abriu uma representação ética contra um dos anúncios de lançamento do filme “Barbie”, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling. No que tange a campanha da Volkswagen, a questão levantada é sobre a ética de usar o rosto da falecida artista, em uma campanha publicitária.

“O Conar abriu hoje, 10 de julho, representação ética contra a campanha ‘VW Brasil 70: O novo veio de novo’, de responsabilidade da VW do Brasil e sua agência, AlmapBBDO, motivada por queixa de consumidores”, diz a nota enviada à CNN.

Além de questionar o respeito à personalidade e existência da artista, e veracidade”, o órgão também alega outras preocupação dos consumidores. Entre elas, de que confunda principalmente crianças e adolescentes sobre o que é ficção e realidade.

Geralmente, o julgamento de uma representação desse tipo ocorre aproximadamente 45 dias após sua abertura. No vídeo, por meio do uso de uma “ferramenta tecnológica e Inteligência Artificial (IA)” conhecida como Deep Fake, traz-se a cantora Elis Regina, falecida desde 1982, “de volta à vida”.

Conar também mira filme da Barbie

O Conar também abriu na última sexta-feira (7) uma representação contra um trailer de divulgação do longa da boneca da Mattel. Desse modo, o órgão também conseguiu uma liminar parcial. Portanto, está proibida a divulgação em qualquer sessão, que seja classificada como imprópria para menores de 12 anos. A medida abrange apenas o trailer de divulgação do filme. Isso porque, o “filme é obra artística, fora, portanto, do alcance do Código”, diz o órgão.

Em nota à imprensa, o Conar disse:

“Em seguida, a relatora da representação concedeu liminar parcial, levando em conta que o teaser está em exibição ostensiva para o público infantil e com cenas de não-urbanidade, ausência de boas maneiras ou ato violento/inseguro, o que viola recomendações da Seção 11 do Código. Neste sentido e porque a tutela dos direitos da criança está sujeita ao princípio da precaução, ela concedeu medida liminar parcial. Recomendando a sustação da divulgação de um dos teasers do filme, restrição válida apenas para as divulgações nos blocos de espaço comercial em sessões de cinema de filmes com classificação indicativa inferior a 12 anos, por ser esta a idade de proteção da criança estabelecida pelo artigo 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente.”

Clique aqui e inscreva-se agora em nosso canal do YouTube e fique por dentro das últimas novidades em cripto.


Warren Buffett sorteia Bitcoin no TikTok, mas óbvio que é golpe com DeepFake Brasil quer cobrar direito autoral da Amazon pelo uso do nome Há 10 anos, um universitário recebeu 22 Bitcoins após viralizar na TV Golpistas usam deepfake do Elon Musk para pedir doações em cripto; e conseguiram US$165 mil MPSC Bloqueia R$27,4 Milhões de Empresa Suspeita de Pirâmide Financeira