As horas de negociação de Bitcoin superou recentemente as horas de negociação de bolsas de valores fiduciárias. Apesar disso, o Bitcoin (BTC) surgiu somente 37 anos após a criação destas bolsas de valores.
A explicação para isso é relativamente simples. Desde o fim do padrão-ouro, o Bitcoin funciona 99% do tempo, 24 horas por dia desde sua criação no final de 2008. Em contrapartida, as bolsas de valores surgiram em agosto de 1971, mas funcionam em horários certos.
A criptomoeda, só começou a ser comercializada publicamente em março de 2010, e já acumulou impressionantes 123.918 horas horas de negociação. Desse modo, supera as 100.763 horas da Nasdaq e outras bolsas convencionais no mesmo período.
Antes do Bitcoin, a criação de bolsas de valores, como a Nasdaq, em 1971 marcou um novo capítulo na história dos mercados financeiros. Foram as primeiras bolsas de valores eletrônicas, e alterou o sistema de negociação até então em pregões físicos.
Isso coincidiu com o fim do padrão ouro nos Estados Unidos, quando o governo do presidente Richard Nixon desatrelou o dólar do ouro. Na época, a medida de Nixxon transformou o sistema monetário global em uma estrutura fiduciária.
Conheça cinco métricas semelhantes para conhecer o Bitcoin a fundo
Diversidade de métricas do Bitcoin também supera de bolsas de valores
Desde então, a Nasdaq e outras bolsas funcionam em horários comerciais pré-definidos,. Geralmente de segunda a sexta-feira, com cerca de 6,5 horas diárias de negociação. Em contrapartida, o Bitcoin surgiu como uma moeda digital descentralizada, baseada em blockchain e com operações de negociação disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Sua primeira exchange, onde os usuários poderiam comprar e vender Bitcoin diretamente, surgiu em março de 2010. Anteriormente, a negociação acontecia somente entre pessoas, ou ponto a ponto.
E não é somente o horário de negociação que é possível verificar direto do blockchain do Bitcoin. Ao contrário das bolsas de valores, a rede Bitcoin é semianônima. Isso quer dizer que oferece, de forma aberta, um amontoado de informações como transferências, investidores, tempo de movimentação de cada uma das moedas.
Conheça cinco métricas semelhantes para conhecer o Bitcoin a fundo
Esses dados são a principal fonte do que chama-se análise onchain, ou dentro do blockchain. Desse modo, apesar do caráter anônimo de quem está por trás daquelas transações, as métricas podem fornecer insights sobre o sentimento de mercado e uma ampla gama de análises.
A sinergia de transações globais do Bitcoin, e em qualquer momento do dia, também é um fator crucial para entender como um mercado líquido e ininterrupto comporta-se diante de inferências macroeconômicas e políticas. Isso oferece uma grande vantagem para investidores e traders que buscam aproveitar oportunidades de mercado em horários não convencionais.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com