Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Cidade comemora falência de mineradora de Bitcoin, mas energia aumenta 20%

Agora, o custo com energia está 20% mais caro, e alguns já sentem saudades do barulho.

Os moradores de Stokmarknes, uma cidade no norte da Noruega, comemoraram o encerramento de uma mineradora de Bitcoin, mas não previam um aumento na energia. A instalação fazia muito barulho, mas a KryptoVault encerrou suas operações após entrar em falência. A empresa faliu em 2023, mas a instalação fechou apenas na semana passada.

Agora, o custo com energia está 20% mais caro, e alguns já sentem saudades do barulho. A tarifa de energia disparou porque o centro de dados representava 20% da receita da empresa local de energia, Noranett.

Faça parte da Comunidade BLOCKTRENDS PRO e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, carteiras recomendadas e lives.

Agora, com o centro fora de operação, os clientes restantes terão que cobrir essa perda de receita, o que causará um aumento anual entre 2.500 e 3.000 coroas para uma residência comum.

O prefeito, Kjell-Børge Freiberg, afirma que embora a solução possa não ser imediata, a prefeitura está trabalhando todos os dias para criar condições para novos empreendimentos industriais.

Ele também declarou que o excedente de energia e capacidade de rede oferece novas oportunidades para Hadsel. Freiberg também salienta que a cidade quer atrair empresas que gerem valor econômico, mas rejeita a ideia de estabelecer outro centro de dados.

Mineradora de Bitcoin vai à falência, energia aumenta

Em setembro de 2023, a KryptoVault entrou em falência, embora o centro de Stokmarknes tenha continuado a operar até o fechamento da semana passada. A princípio, os moradores da cidade comemoraram.

“Está resolvido. Estamos muito, muito felizes em Hadsel”, declarou o prefeito à NRK, veículo de imprensa local. “Houve um problema de ruído na área, então tem sido uma situação desafiadora para muitas pessoas. Mas, como dizem: depois do doce, vem o amargo”, acrescentou Freiberg.

Apesar disso, o prefeito agora enfrenta as consequências econômicas. Ele reconhece que o aumento nas tarifas é resultado direto das regulamentações do sistema elétrico, algo que está além do controle do município.

O prefeito comemorou quando o polêmico centro de dados em Hadsel encerrou suas atividades no início desta semana, mas agora os moradores estão sendo surpreendidos com uma conta mais alta. Freiberg destaca que a prefeitura agora está focada em atrair novos projetos que possam aproveitar a capacidade de energia liberada após o encerramento do centro de dados.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas