Finanças

China planeja pacote de estímulos de US$ 278 bilhões para impulsionar mercado financeiro

O pacote de suporte deve ser capaz de conter quedas no curto prazo e estabilizar os mercados para o Ano Novo Lunar na China.

China planeja pacote de estímulos de US$ 278 bilhões para impulsionar mercado financeiro

As autoridades na China estão considerando um pacote de medidas para estabilizar o mercado de ações em declínio. Após tentativas anteriores de restaurar a confiança dos investidores não terem sido suficientes, o Premier Li Qiang pediu medidas mais “enérgicas”. O pacote proposto visa mobilizar cerca de 2 trilhões de yuans ($278 bilhões), principalmente de contas offshore de empresas estatais chinesas, para um fundo de estabilização que compraria ações onshore através do link da bolsa de Hong Kong.

O pacote inclui pelo menos 300 bilhões de yuans de fundos locais para investir em ações onshore através da China Securities Finance Corp. ou Central Huijin Investment Ltd. Segundo a Bloomberg, o estado tem contemplado a formação de um fundo de estabilização desde outubro.

Entretanto, há dúvidas sobre sua eficácia, já que esforços anteriores de resgate de Pequim nem sempre funcionaram.

Impacto no Mercado de Ações

O índice de referência CSI 300 caiu para uma baixa de cinco anos nesta semana. Dessa forma, aumentando a urgência entre as autoridades chinesas para conter a venda. Acalmar os investidores de varejo na china, que sofreram com a prolongada desaceleração do setor imobiliário, é considerado essencial para manter a estabilidade social.

O pacote de suporte potencial deve ser capaz de conter quedas no curto prazo e estabilizar os mercados para o Ano Novo Lunar. Entretanto, historicamente, a compra estatal por si só teve sucesso limitado em reverter o sentimento do mercado, a menos que acompanhada por medidas adicionais.

As ações chinesas onshore reduziram um rali anterior para terminar apenas 0,4% mais altas. Por outro lado, o índice de ações chinesas listadas em Hong Kong subiu 2,8%.

Portanto, é possível que este pacote de estímulos também afete o sentimento dos investidores de criptoativos na ásia. Desse modo, trazendo mais capital para o mercado que se encontra em queda.

Compartilhar
Cauê Oliveira

Sobre o autor

Cauê Oliveira

Analista on-chain do BlockTrends Research. Bitcoinheiro fascinado por análise de dados e comportamento humano. Estudioso de macroeconomia, gestão de risco e mercados financeiros.

Continue scrollando para a próxima matéria…