Em uma resposta à Gabor Gurbacs, ex-VanEck, no X, o presidente da Argentina Javier Milei reiterou seu apoio ao Bitcoin (BTC), e deu sua benção para ser a nova moeda local. Na postagem, ele ainda ressaltou como a criptomoeda pode ser uma ferramenta para revitalizar a economia nacional.
Milei anunciou que a Argentina permitirá a competição de várias moedas, e isso inclui o Bitcoin. “Haverá livre competição de moedas. Se você quiser usar Bitcoin, não haverá problemas”, escreveu.
“Você também pode usar outras unidades, como WTI, BTU ou a mais apropriada para o seu negócio. Em termos contábeis, isso é resolvido pelo método da moeda funcional.”
Gabor Gurbacs, ex-executivo da VanEck, saudou as declarações de Milei. “O mundo tem muito a aprender com o moderno plano econômico da América Central e do Sul, com Argentina e El Salvador liderando.”
A postura de Milei alinha-se com seu histórico de defesa da indústria cripto. Durante sua campanha, ele criticou os bancos centrais, chamando-os de “fraude”. Além disso, promoveu o uso de criptomoedas para devolver o poder financeiro ao setor privado.
Desde que assumiu o cargo, no entanto, Milei não implementou políticas oficiais relacionadas ao Bitcoin. Em vez disso, sua administração tem se concentrado em enfrentar a grave crise financeira da Argentina.
Essas medidas parecem estar dando resultados, com a taxa de inflação mensal do país caindo pelo quinto mês consecutivo em maio, para menos de 5%. Ou seja, abaixo do pico de mais de 25% em dezembro, quando Milei assumiu o cargo. No entanto, a inflação anual continua sendo a mais alta do mundo, chegando a quase 300%.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com