O evento inesperado, que ocorreu às 6h50 UTC, viu o preço do Bitcoin disparar na Binance.US, subsidiária norte-americana da maior exchange do mundo. Este aumento ocorreu em questão de segundos antes de voltar imediatamente à paridade com outros mercados spot de Bitcoin.
Importante destacar que outros pares de negociação para Bitcoin operaram normalmente durante esse período, apenas o par USDT sofreu alteração.
Dessa forma, é possível que essa disparidade de preços não tenha sido causada por alguém disposto a pagar um prêmio de quase 450% pelo Bitcoin. Algo que, naquele momento estava sendo negociado por pouco mais de US$29.000.
Em vez disso, acredita-se que essa disparidade no preço veio em meio à baixa liquidez do par Bitcoin/Tether na Binance.US.
Os dados de profundidade do mercado mostram que uma compra de Bitcoin de $400.000 neste par de negociação pode aumentar os preços em 2%. Por outro lado, em comparação com um mínimo de $842.000 para o mesmo impacto em um par de negociação Bitcoin/USD.
A profundidade do mercado refere-se ao nível de liquidez em um mercado financeiro. Nesse contexto, a profundidade do mercado da Binance.US caiu 76% em comparação com maio. Assim, de acordo com um relatório da Kaiko deste mês, os formadores de mercado e os traders estão abandonando a exchange.
Até o momento, a Binance.US não se pronunciou sobre a disparidade de preços. Portanto, é difícil afirmar com exatidão o motivo desta disparidade.
Em outros momentos, já houve bugs na plataforma, embora desta vez é possível que a liquidez da exchange esteja se esvaindo.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com