Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Bitcoin sobe 17,2% e ouro 2,3% com risco nos EUA

Bancos dos EUA enfrentam crise de confiança, levando investidores a buscar ativos como Ouro e Bitcoin.

Enquanto alguns burocratas perdiam seu final de semana discutindo a possibilidade de risco sistêmico nos EUA após o colapso do Silicon Valley Bank, as movimentações de ativos “contrários”, se intensificaram nos EUA.

O Bitcoin vê uma alta de 17,2% desde o final do pregão na sexta-feira, enquanto o ouro sobe hoje 2,3%. O motivo seria uma inversão das expectativas em torno dos juros.

Entre na comunidade BLOCKTRENDS PRO com 15% OFF e receba +30 cursos, análises diárias, relatórios semanais, lives e mais.

Com a quebra do 16º maior banco americano, considerada a segunda maior falência bancária dos últimos 20 anos no setor de bancos comerciais, o mercado agora vê a possibilidade de que os juros possam se inverter ainda em setembro.

O motivo da quebra do SVB, a rápida elevação de juros ocorrida em 2022, preocupa investidores de que este risco possa acabar sendo sistêmico, uma vez que diversos outros bancos poderiam estar escondendo prejuízos não realizados com os títulos públicos que possuem comprados em 2020-22, antes da alta.

Uma corrida bancária, algo que per si já seria capaz de destruir a solidez de qualquer banco, é o que motiva a queda de 60% no First Republic Bank, um banco regional da Califórnia, que já havia caído 33% na última semana.

Ao longo do final de semana, vídeos com filas de investidores sacando dinheiro de bancos viralizaram nas redes sociais.

O First Bank nega que exista risco de liquidez, alegando ter US$70 bilhões em caixa livre, além de já ter feito um acordo com o JP Morgan que lhe garantiu uma linha de crédito para evitar turbulências.

No final de semana, O FED anunciou que iria comprar os títulos do SVB a 100% do valor de face, enquanto o mercado se dispunha a pagar 60% do valor. Trata-se de um resgate disfarçado. O Tesouro americano por sua vez anunciou que não irá promover nenhum resgate.

Outro banco, o Signature Bank, também sofreu intervenção no final de semana.

Com expectativa de menos juros futuros, o mercado entende que a inflação mais alta poderá ser tolerada, favorecendo ativos como Ouro e o Bitcoin.

Convém lembrar que em 3 de janeiro de 2009, o bloco gênesis do Bitcoin foi minerado contendo a mensagem “Secretário do Tesouro [do Reino Unido], se prepara para um segundo resgate”.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas