O Bitcoin (BTC) recua 5% nas últimas 24 horas, a US$ 60.700, nesta terça-feira (1) após o Irã iniciar um ataque contra Israel. O país, que faz parte do mesmo bloco econômico que o Brasil, enviou ao menos 300 mísseis, conforme afirmaram as forças israelenses. Até o momento, o único relato de morte é de um palestino, na Cisjordânia. O sistema Domo de Ferro, em que Israel investe maioria do orçamento militar, interceptou grande parte dos mísseis.
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, deu a ordem para lançar mísseis contra Israel, e afirmou que o país “está totalmente pronto para qualquer retaliação”, conforme noticiou a Reuters. Além disso, no mesmo momento houve ataques em Jaffa, cidade em que moram judeus e muçulmanos.
Os terroristas por trás dos ataques atiraram em qualquer alvo que se movia, sendo ele militar ou civil. Portanto, a tensão na região aumenta, e os mercados reage de diferentes maneiras.
Ataque do Irã à Israel desmascarou o Bitcoin?
Enquanto iranianos e palestinos em Gaza comemoram o feito, a reação do Bitcoin foi despencar em reação à incerteza dos mercados. Apesar de muitos afirmarem que isso contradiz seus princípios de ativo de hedge (proteção), Cauê Oliveira, analista do BlockTrends PRO, explica que é muito pelo contrário.
“Sim, bitcoin é um hedge melhor que o ouro e outros ativos, mas não no curto prazo. A causa disso é o nível de liquidez existente no bitcoin, algo incomparável com o ouro. Em momentos de pânico, as vendas de BTC são executadas mais rapidamente e impactam mais o ativo devido à baixa capitalização de mercado”, explica o especialista.
Além disso, Cauê aponta para um grande movimento que aconteceu nas últimas horas. “Quase US$ 50 milhões em contratos de compra são liquidados nas últimas 4 horas no Bitcoin. Este é o maior volume no 4H desde 27 de agosto”, avalia.
Para Cauê, a pressão de venda majoritariamente à vista, com aumento no OI [interesses em aberto], pode sinalizar a continuação de alavancagem e crescimento de posições.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com