O Bitcoin voltou a cair abaixo de US$ 60 mil nesta quarta-feira (18), pouco antes do FOMC onde a decisão sobre a taxa de juros nos EUA vai ao ar. A previsão no mercado, praticamente unânime, é que haverá corte. Apesar disso, a falta de consenso ainda prevalece sobre quantos pontos base o Fed vai cortar.
Um corte de juros é majoritariamente bom para o Bitcoin, especialistas apostam em dois cenários para este FOMC. Em um deles, o corte será de 25 pontos base, e no outro 50 pontos base. Além disso, no primeiro cenário especialistas ainda apostam em um discurso que afirma mais cortes ainda este ano.
Desde o último aumento, em julho de 2023, o FOMC manteve a sua taxa de juros em um intervalo entre 5,25%-5,5%. Trata-se da maior taxa dos últimos 23 anos e manteve-se nesse nível.
Conheça cinco métricas semelhantes para conhecer o Bitcoin a fundo
Por esse motivo, alguns acreditam que um corte de 50 pontos base pode ser um dos fatores que apontem que o Federal Reserve está desesperado. A reação do mercado de Bitcoin neste cenário comumente é negativa, porque a leitura é dos EUA à beira de uma recessão.
Por outro lado, o mercado pode ler um corte de 25 pontos base como um “soft landing”. Ou seja, um pouso suave. Desse modo, um corte mais leve, e um discurso que aponte para mais cortes neste ano, pode arrancar uma vela verde do mercado de criptomoedas.
Isso ocorre porque, em um cenário de taxa de juros baixo, a economia recebe mais estímulos. Desse modo, os investidores tendem a arriscar mais, e empreender em setores mais arrojados, como o de criptomoedas.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com