Após a Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA expressar interesse no congelamento dos ativos da Binance, a empresa está tomando “medidas proativas” em sua transição para uma bolsa exclusivamente de criptomoedas por enquanto, conforme indicou num tweet esta manhã.
Os parceiros bancários da Binance.US estão se mobilizando para interromper as retiradas de dólares americanos da bolsa. A empresa orientou seus clientes a efetuarem a retirada de seus dólares americanos até o dia 13 de junho de 2023. No entanto, alertou que, devido ao alto volume, o processo de retirada pode sofrer atrasos.
A SEC acusou na última semana Changpeng Zhao e sua empresa, a Binance, em um processo baseado em 13 violações de legislações americanas. A acusação é de violação de leis federais. De acordo com a SEC, a Binance e Zhao não conseguiram separar adequadamente a empresa dos EUA da principal bolsa da qual se originou.
BNB na mira da SEC
A SEC está de olho no BNB, a Binance Coin. Esta criptomoeda é utilizada para oferecer descontos aos usuários em negociações. Nesse contexto, a SEC argumenta que o BNB é, de fato, um valor mobiliário. Segundo uma lei de 1946, cabe à SEC investigar o uso de “moedas” proprietárias, caso estas sejam utilizadas para financiar empreendimentos.
A acusação avança ainda mais, alegando que a Binance “contornou seus próprios controles, permitindo de forma secreta e discreta que clientes de alto valor nos EUA continuassem negociando na plataforma Binance.com”.
Em resposta a essas alegações, a Binance.US criticou a SEC por usar “táticas extremamente agressivas e intimidadoras”. A empresa sustenta que isso é parte de uma campanha ideológica contra a indústria americana de ativos digitais. Ademais, a Binance.US afirma que essa situação gerou desafios para os bancos não identificados com os quais mantém parcerias.
Com as notícias e a incerteza sobre o futuro da exchange, mais de US$843 milhões em bitcoin foram retirados da plataforma da Binance nos últimos 4 dias. Apesar disso, a empresa ainda detém o maior estoque do mercado, com mais de 672.6 mil BTC em suas reservas, segundo dados do BlockTrends Research.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com