O mercado de criptomoedas é um dos mais procurados por investidores ao redor do mundo nos dias de hoje, muito por conta da sua alta rentabilidade. Para acompanhar as tendências do mercado, o Banco Central do Brasil está intensificando seus esforços para implementar os criptoativos em nosso país.
Entre para o GRUPO GRATUITO DE WHATSAPP do BlockTrends e fique por dentro de tudo sobre Bitcoin.
Isso vai trazer diversos benefícios para quem investe no ramo, como por exemplo, descentralização, segurança, redução de custos, entre outros.
Além disso, é possível comprar diversos tipos de produtos com criptoativos, que vão desde outras criptomoedas até mesmo imóveis!
Por exemplo, algumas imobiliárias que vendem casas em Campinas podem aceitar criptoativos como forma de pagamento, o que pode aumentar os lucros mesmo depois da negociação!
A verdade é que os criptoativos tem diversos pontos positivos e vieram pra ajudar a nossa economia, portanto, se você quer ficar por dentro do assunto, continue acompanhando este artigo!
Como anda a regularização dos criptoativos no Brasil?
Em dezembro de 2022 foi aprovado o Marco Legal das Criptomoedas (Lei nº 14.478/2022) que é o primeiro passo para a regulação dos criptoativos no Brasil.
Essa lei reconhece as criptomoedas como ativos digitais usados para investimento ou meio de troca.
Além disso, o Marco Legal das Criptomoedas também estabelece regras e diretrizes de prestação digital de serviços e também define penalidades e multas para fraudes feitas com criptoativos.
Apesar de ter entrado em vigor em junho de 2023, foi só em 2024 que o Governo escolheu o Banco Central como órgão regulador e fiscalizador das exchanges de criptomoedas no Brasil.
Aliás, o objetivo é que até o fim deste ano o Banco Central continue dando andamento no processo de regulamentação de criptoativos no Brasil.
Alguns dos projetos vigentes são:
- Exigir registro das exchanges em território nacional;
- Criar regras de segregação patrimonial;
- Criar critérios para combater à lavagem de dinheiro;
- Estimular a transparência nas operações e transações;
- Acompanhar o mercado de finanças descentralizadas que ainda precisam de diretrizes específicas.
Por que o BC está acelerando este processo agora?
Como você já deve ter visto, o mercado de criptomoedas vem crescendo cada vez mais em todo mundo a cada ano que passa.
Atualmente, o Brasil é um dos líderes mundiais de transações de criptomoedas, com milhões de usuários ativos e bilhões movimentados dentro das plataformas digitais.
Com isso, o governo viu tanto uma oportunidade de melhorar investimentos nacionais quanto a necessidade de garantir a segurança dessas transações e evitar golpes.
Aliás, a regulação também evita ou dá multas e penalidades em casos de fraudes, como por exemplo, lavagem de dinheiro, pirâmides financeiras, entre outros.
Além disso, como o Brasil possui muitos investidores no ramo, alguns órgãos internacionais ligados a criptomoedas fizeram e ainda fazem uma boa pressão para que o Brasil se alinhe às normas globais de transação de criptoativos.
Impactos para o mercado e para consumidores
A regulamentação traz diversos benefícios tanto para investidores do mercado de criptomoedas quanto para consumidores em geral.
Como você já viu acima, com regras mais claras as transições ficam mais seguras e transparentes, o que atrai mais investidores.
Além disso, o governo também trabalha para que as exchanges piratas cheguem ao fim, que nada mais são do que empresas sem sede no Brasil, sem CNPJ ou qualquer tipo de fiscalização.
Isso não é regra, mas muitas dessas empresas piratas podem aplicar golpes e saírem impunes, tendo em vista que as mesmas não tem nenhum tipo de fiscalização.
Por fim, a regularização também vai fazer com que o mercado de criptomoedas no Brasil tenha uma integração maior com o sistema financeiro.
Com isso, será possível investir em diversos mercados usando criptomoedas, sem contar a integração com contas bancárias que vão deixar tudo mais prático.
E aí, gostou do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam entender sobre a regularização das criptomoedas no Brasil!
Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com