Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Apesar de maior período de saídas em ETFs, Bitcoin aguenta pressão

Segundo Cauê Oliveira, analista do BlockTrends PRO, os ETFs de Bitcoin registram maior período de saída de capital desde o seu lançamento.

Os ETFs de Bitcoin continuam a registrar saídas líquidas de capital, com 20 dos últimos 30 dias marcados por fluxos negativos, conforme aponta um levantamento da Ecoinometrics. Contudo, apesar dessa forte pressão vendedora, o preço do Bitcoin tem se mantido surpreendentemente resiliente.

Entre para o GRUPO GRATUITO DE WHATSAPP do BlockTrends e fique por dentro de tudo sobre Bitcoin.

Portanto, pode ser uma excelente notícia, de que outros fatores são tão otimistas a ponto de segurar o preço de tela. Entre eles, como compras diretas e a demanda institucional em outros mercados, estão ajudando a sustentar sua valorização.

Segundo Cauê Oliveira, analista do BlockTrends PRO, os ETFs de Bitcoin registram maior período de saída de capital desde o seu lançamento.

Faça parte da Comunidade Exclusiva PRO do BlockTrends.APP e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, carteiras recomendadas e lives.

“Aproximadamente 65 mil BTCs foram vendidos e saíram dos fundos desde o topo de ativos sob gestão. Lembrando que existe uma relação de 60% varejo e 40% institucional nestes fluxos”, avalia.

Fluxos negativos persistentes em ETFs de Bitcoin

Os dados revelam que desde o início de 2024, os ETFs de Bitcoin vêm passando por períodos prolongados de saídas de capital. Conforme dados do Ecoinometrics, os maiores resgates aconteceram em momentos específicos:

ETFs ETF Bitcoin fluxo negativo saída pressão
  • Fevereiro de 2024: 17 dias seguidos de saídas de capital;
  • Junho de 2024: 19 dias consecutivos;
  • Agosto de 2024: 12 dias consecutivos;
  • Dezembro de 2024: 15 dias consecutivos;
  • Fevereiro de 2025: 7 dias consecutivos.

O gráfico também destaca a pior sequência de saídas até o momento, ocorrida no final de 2024. Desse modo, evidenciando que o mercado vem sofrendo com um ciclo prolongado de desinvestimento nos ETFs.

Outro ponto relevante é que o dólar americano registrou uma de suas piores semanas desde 2020. Isso pode estar impulsionando a demanda por ativos alternativos, como o Bitcoin, conforme já avaliou Cauê anteriormente.

O que esperar?

Embora os ETFs de Bitcoin estejam enfrentando um período prolongado de saídas líquidas, a sustentação do preço da criptomoeda indica que há forças compensatórias atuando no mercado.

Se os fluxos negativos persistirem, o mercado pode enfrentar mais volatilidade e um possível ajuste de preço. No entanto, caso haja um retorno da entrada de capital nos ETFs, o Bitcoin pode ganhar novo fôlego e retomar sua trajetória de alta.

Os investidores agora acompanham com atenção a evolução dos ETFs e a resposta do mercado a esse cenário, tentando identificar sinais de reversão ou de uma tendência mais duradoura de pressão vendedora.

Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com

Notícias relacionadas