Blockchain

Alguém trocou 50 Shibas por 50 Bitcoins em uma falha de segurança da Coinbase

Um hacker descobriu uma falha no sistema de trading avançado da Coinbase, listando uma venda de 50 Bitcoins, mesmo com apenas 50 SHIB na carteira.

Em 11 de fevereiro deste ano, um perfil anônimo revelou ter descoberto uma falha na exchange americana Coinbase que poderia potencialmente causar uma queda brusca no preço do Bitcoin.

O perfil do twitter “Tree of Alpha”, estava explorando a plataforma de trading avançado da exchange. Seu objetivo, segundo o próprio, seria descobrir como as ordens são criadas, e como uma ordem de compra e venda real se parece.

Segundo o próprio, a falha descoberta por ele permitiria que alguém pudesse vender bitcoins, ou outras criptos, sem de fato possuí-las.

Ao contrário do estereótipo de hackers, o desenvolvedor anônimo ligou para a base de tecnologia da exchange avisando do problema descoberto por ele, no que foi recompensado com $250 mil, o equivalente a 6 Bitcoins, o valor mais alto já pago a algum hacker do tipo.

O hacker mencionou que programou uma ordem no par Ethereum-Euro, e em seguida conferiu a API, notando que necessitava apenas da ID dos produtos.

Em seguida, o hacker alterou o par, listado acima como “ETH-EUR”, sem alterar a origem e saída da ordem. Na nova escolha, o resultado foi “BTC-USD”, em suma, vendendo bitcoin por dólares.

Ao contrário do que o hacker esperava, não houve qualquer mensagem de falha na operação.

Com 0,0243 ETH em conta, o hacker conseguiu listar uma ordem de venda de 0,0243 ETH.

Em seguida, realizou um novo teste. O hacker depositou 50 SHIB, a criptomoeda meme, e colocou uma ordem de venda de 50 Bitcoins.

Ao confirmar com amigos que viam a ordem de venda no livro de ofertas, o hacker então notou que de fato a ordem estava apta a ser executada, quando então contactou a equipe de segurança da exchange.

Caso tivesse interesse de derrubar o mercado, o hacker poderia abrir uma ordem short em diversas plataformas, como FTX e Binance.

Seguindo essa linha, seria possível provocar até mesmo um panic sell, derrubando o preço do Bitcoin de maneira anônima.

Por sorte, nem todos os hackers agem como o casal que defraudou a Bitfinex em 119 mil Bitcoins, no maior roubo da história das criptos.

Notícias relacionadas

Quer aprender a investir em criptoativos na bolsa, de forma prática e inteligente? Nós preparamos um curso gratuito com o passo a passo. Clique aqui para acessar.