Confira os destaques

Como um casal hacker roubou $4,5 bilhões em Bitcoin 

Até poucos dias atrás, Heather Morgan e seu marido Ilya Lichtenstein eram conhecidos apenas por serem empreendedores de sucesso do ramo da tecnologia. 

Expondo uma vida relativamente normal em suas redes sociais, eles costumavam escrever e dissertar sobre diferentes assuntos do universo de empreendedorismo.

Mas eles mantinham um segredo, na última terça-feira (8), o casal foi preso acusados de tentar lavar  $3,6 bilhões em bitcoin roubados da exchange Bitfinex por hackers há seis anos.

Caso condenados pela acusação,  o casal pode vir a cumprir pena de até 25 anos de prisão. 

Na época, os 119.754 BTC's equivaliam a $72 milhões, número insignificante diante da  avaliação atual de $4,5 bilhões pela cotação de 2022.

A história começa em 2016, quando a Bitfinex, uma das maiores exchanges da época, sofreu sua própria violação de segurança.

Cerca de 2.000 transações foram aprovadas nas contas dos usuários, enviando o Bitcoin para uma carteira.

O hack derrubou todo o ecossistema criptográfico, com o valor do Bitcoin mergulhando cerca de 20% em poucas horas.

Este material foi elaborado pela QR Capital Gestora de Recursos (“QR Asset Management”), gestora de recursos devidamente credenciada na Comissão de Valores Mobiliários - CVM. O investimento em Fundos de índice envolve riscos, inclusive de deslocamento do índice de referência e relacionados à liquidez das cotas no mercado secundário. Antes de investir no fundo, leia o Regulamento e as informações constantes no site https://www.qrasset.com.br/qdfi11, em especial, a seção fatores de risco. O site é a forma de divulgação de informações oficiais do fundo. Rentabilidade passada não é garantia de renatiblidade futura. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor de crédito - FGC. 

CLIQUE PARA CONHECER

Após o ocorrido, os Bitcoins ficaram paralisados na carteira e só começaram a se mover em 2017, quando foram sacados por meio do Alphabay, uma casa de câmbio. 

Poucos meses depois, a Alphabay foi fechada por autoridades internacionais e os registros foram cruciais para buscar a origem das transações dos hackers. 

Com a maior peça do quebra-cabeça encontrada, as autoridades buscaram outras fachadas que compunham o esquema do casal. 

E na última semana, 5 anos após o ocorrido, o casal acusado de realizar um dos maiores roubos da história das criptomoedas, foram presos. 

Acompanhe nosso trabalho

ACESSE NOSSO SITE