Blockchain

Alguém digitou uma vírgula errada e vendeu uma NFT de $300 mil por $3 mil

Ao fazer uma listagem de uma NFT da coleção Bored Ape, um usuário da plataforma OpenSea cometeu um pequeno erro, listando algo de 75 por 0,75 Ethereum

Fat-finger error ou “erro do dedo gordo”, não é das expressões do mercado financeiro mais difíceis de entender, afinal, quem nunca digitou algo errado?

A expressão é usada para casos curiosos, engraçados e que acabam gerando muitas vezes prejuízos bilionários (sim, com B).

Um dos exemplos ocorreu com a Samsung Securities, uma das empresas do grupo Samsung, que certa vez decidiu distribuir 1000 Won (a moeda da Coreia do Sul).

Por um erro de um dos funcionários da empresa responsável pela tarefa, a empresa emitiu 1 milhão de ações novas, totalizando um total de 2.8 bilhões, para os funcionários.

Na prática, as ações equivaliam a 100 trilhões de Wons (mais ou menos $1 trilhão, ou 30 vezes o valor de mercado da própria companhia).

Apesar de ter percebido o erro cerca de 37 minutos depois, ao menos 6 funcionários teriam tido tempo de reparar o erro e vender as ações, embolsando $9 milhões cada um.

Outras dezenas de erros como este já se repetiram ao longo da história do mercado financeiro. Em um outro mercado, porém, os mecanismos de validação e compensação de erros ainda incipientes, tornam a história mais dramática.

Este é o caso do usuário Maxnaut, que neste sábado listou uma NFT por 0.75 Ethereum’s, ao invés de 75 (por volta de $300 mil).

O erro foi percebido rapidamente por Max. O problema, claro, é que erros do tipo não são incomuns, de modo que há bots preparados para vasculhar plataformas em busca deles.

Antes que Max conseguisse alterar o valor da venda, um destes bots comprou sua NFT (um macaco da coleção Bored Ape).

Foram literalmente segundos entre notar o erro e a peça ser vendida, uma vez que o bot pagou uma taxa extremamente alta na rede para efetuar a transação de maneira instantânea.

Os chamados “Bored Ape” se tornaram uma febre, além de um clube bastante exclusivo.

Existem 10 mil deles, mesclando características como laser eyes, óculos escuros ou mesmo situações escatológicas.

Inicialmente vendidos por 0.08 Ethereum, as figuras chegam a custar hoje milhares de Ethers.

Em uma postagem no Twitter, o usuário alega que realiza dezenas de operações por dia envolvendo NFTs, e que o erro que lhe custou cerca de R$1,3 milhão, ocorreu por um lapso.

Tendo movimentado $17 Bilhões em 2021, as NFTs ainda são um mercado incerto, e sem qualquer regulação. Não há expectativa de que Max consiga recuperar o valor perdido

Quer aprender a investir em criptoativos na bolsa, de forma prática e inteligente? Nós preparamos um curso gratuito com o passo a passo. Clique aqui para acessar.
Problemas de liquidez afetam 4 plataformas cripto Torcidas brasileiras de futebol irritam jornais argentinos com piada Quanto ganham os executivos de empresas estatais 5 bancos que já revisaram o PIB brasileiro para cima em 2022 Como era o Brasil no ano da conquista do penta